Chapadão do Sul | Da Redação/Com Jornal do Povo | 11/12/2013 12h55

Secretário de Chapadão é preso por corrupção

Compartilhe:

Uma ação do Ministério Público Estadual (MPE), em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Caego), resultou na prisão do secretário de Finanças de Chapadão do Sul, Altair José Bevilacqua, acusado de corrupção passiva. 

De acordo com o promotor Marcus Vinicius Tieppo Rodrigues, responsável pelo caso, a prisão, realizada por volta das 14h de ontem, foi resultado das investigações iniciadas em outubro deste ano e que correram em segredo de justiça. Naquele mês, um empresário local havia procurado o Ministério Público para denunciar o pedido de propina por parte do secretário para a contratação da empresa dele para uma obra. “O denunciante [empresário] informou que havia vencido o processo licitatório corretamente. No entanto, para oficializar a contratação, o secretário de Finanças pediu o pagamento de aproximadamente 15% sobre o valor da obra, o que fez com que o empresário ficasse indignado, uma vez que já tinha vencido o processo licitatório”.

A obra a ser contratada era a de reforma e ampliação de uma escola do município. O pagamento seria feito em etapas. Já o valor da propina pedida pelo secretário giraria em torno de R$ 36 mil. A prisão aconteceu fora do prédio da prefeitura, em frente ao antigo prédio de um antigo hospital, local pré-determinado e onde seria feito o pagamento. A prisão contou com a participação de três policiais da Gaeco, que encontraram com Altair os R$ 36 mil exigidos de propina.

Após o flagrante, o então secretário de Finanças foi detido e encaminhado para a Polícia Civil de Chapadão do Sul. A equipe de reportagem tentou entrar em contato com o delegado titular, Alberto Luiz Carneiro da Cunha de Miranda, mas foi informada que ele estava ocupado com o depoimento do secretário até o fechamento dessa edição.

O promotor de Justiça afirmou que, por enquanto, não pode confirmar se há, ou não, indícios de outros casos de corrupção passiva envolvendo o secretário. “Este caso ainda está sob investigação, então não posso entrar em detalhes”, esclareceu.

Altair José Bevilacqua estava à frente da pasta desde janeiro deste ano. 

EXONERADO

Ainda na tarde de ontem, o prefeito de Chapadão do Sul, Luiz FelipeBarreto de Magalhães determinou a exoneração do então secretário. De acordo com uma nota oficial, publicada na página oficial da prefeitura, a informaçãoda prisão do secretário foi recebida pelo Dr. Felipe, como é mais conhecido, com surpresa e, imediatamente, foi determinada a exoneração.

O cargo será ocupado por Paulo Pereira Borges Filho, nomeado logo após o incidente, como secretário interino da pasta. Caberá à Borges também uma investigação interna nas contas do município. “Determinei ao secretário interino que dê início imediato, com o auxílio do Secretário de Administração e das Assessorias Contábil e Jurídica, a uma criteriosa auditoria em todos os contratos em andamento, a fim de conferir a regularidade dos procedimentos adotados, exigindo ao final a elaboração de relatório que será encaminhado ao Ministério Público Estadual”, diz o prefeito.Magalhães também se comprometeu a colaborar com a investigação iniciada pelo MP e prestar todas as informações que se fizerem necessárias para o esclarecimento dos fatos. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS