Chapadão do Sul | Com Prefeitura de Chapadão do Sul | 13/01/2018 06h48

SEMCE passa a aderir a plataforma do Mapa Cultural Nacional

Compartilhe:

O Município de Chapadão do Sul realizou a adesão ao Mapa da Cultura Nacional, assim, passa a integrar um grandioso banco de dados nacional, podendo ter informações do Brasil inteiro e também compartilhar os eventos e projetos realizados pela Secretaria de Cultura e Esporte para todo Brasil.

 

No local, a Secretaria de Cultura e Esporte disponibilizará os eventos, espaços, agentes, projetos e editais culturais, sendo de livre acesso para toda população.

 

A Secretaria, pioneiramente, também já está atualizando os espaços culturais, os eventos municipais e também lançará projetos culturais para o fomento da cultura no município.

 

O Mapa da Cultura é um espaço para integrar e dar visibilidade para projetos, artistas, espaços, eventos culturais e seus produtores. Ele é a principal base de informações e indicadores do Ministério da Cultura, se constituindo o pilar principal do SNIIC.

 

Neste mapa estão reunidas informações do antigo Registro Aberto da Cultura - RAC, da Rede Cultura Viva, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas - SNBP e do Cadastro Nacional de Museus.

 

Além disso, o Ministério da Cultura irá unir esforços com o sistema de informação de estados e de municípios e, mais do que isso, irá auxiliá-los na consolidação de seus sistemas de informações e indicadores culturais.

 

Para acessar o Mapa Cultural da Secretaria acesse: http://snc.cultura.gov.br/adesao/detalhar/2356

 

Adesão ao SNC

 

a adesão ao SNC permite que Estados e Municípios aprimorem a gestão cultural, com a criação do órgão de gestão local, do conselho de política cultural, da conferência e do plano de cultura, além do sistema de financiamento. A assinatura do acordo de cooperação federativa entre o MinC e o ente federado, que se compromete a estruturar o seu sistema de cultura, marca a adesão ao sistema.

 

Com as novas adesões, 2.545 municípios brasileiros estão no sistema.

 

O próximo passo da Secretaria de Cultura será a instalação do Conselho Municipal de Política Cultural, envolvendo o poder público e a sociedade civil organizada, para em seguida elaborar o Plano Municipal de Cultura que norteará o caminho para o desenvolvimento da cultura do município.

 

O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura (MinC) para estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas por governo, estados e municípios. O objetivo do sistema é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do País, para que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos.


Com essa estrutura, o cidadão tem espaço de participação, porque o sistema age por meio dos conselhos e das conferências, que contam com a participação da sociedade e comunidade artística para a formulação, acompanhamento e aplicação das políticas de cultura.

 

Chapadão do Sul já possui a Comissão de Políticas Culturais, sua Lei do Sistema Municipal de Cultura, o Diagnóstico Cultural e o Fundo de Cultura, e ainda neste ano, irá implantar o conselho municipal de Cultura para concluir o Plano Municipal de Cultura através de uma conferência municipal que será ainda agendada.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS