Chapadão do Sul | Da redação/com Assessoria | 22/04/2014 10h27

Vacinação contra gripe começa hoje

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - A campanha nacional de vacinação contra gripe deste ano começa nesta terça-feira, 22 de abril, e vai até o dia 9 de maio. A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos.

O público-alvo da campanha é de 49,6 milhões de pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe.

Com tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”, a campanha de vacinação será realizadas nas unidades de saúde de Chapadão do Sul. A Secretaria Municipal de Saúde informou que o dia de mobilização nacional, chamado dia “D” será no próximo sábado, dia 26, com vacinação das 08 às 17 horas no ESF Central, ESF Saúde Lar, ESF Sibipiruna, ESF Flamboyant e ESF Esperança.

Devem ser imunizadas:

*Crianças de 6 meses a menor de 5 anos;

*Gestantes em qualquer idade gestacional;

*Mulheres que tiveram bebê até 45 dias;

*Idosos com mais de 60 anos;

*Doentes crônicos com apresentação da prescrição médica no ato da vacinação.

Para a vacinação é necessário levar o cartão de vacina e, se for doente crônico, levar o pedido do médico.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. É contraindicada para as pessoas que possuem alergia grave ao ovo ou algum componente da vacina.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS