Chapadão do Sul | Com Prefeitura de Chapadão do Sul | 29/04/2022 11h10

Vacinação contra HPV será realizada em adultos em Chapadão do Sul

Compartilhe:

A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Saúde, informa a população sul-chapadense que desde ontem, 28,  a vacinação contra HPV para homens até 26 anos e mulheres até 45 anos está liberada.

A vacinação acontece em todas as ESF’s de Chapadão do Sul, das 7h às 11h e das 13h às 17h, e também ocorrerá no evento Mais Saúde, que acontece na Praça de Eventos, no próximo sábado, 30, a partir das 15h.

A vacinação contra HPV, na rede pública de saúde, acontece geralmente em adolescentes, entretanto, devido à grande quantidade de doses enviadas, será aberto a vacinação a este novo público até durarem os estoques.

HPV

A abreviação significa Vírus do Papiloma Humano. Os HPVs são um grupo de mais de 100 vírus relacionados. Para cada variedade de HPV de um grupo é atribuído um número, o qual é chamado de tipo de HPV. O HPV é chamado de vírus de papiloma, porque alguns tipos de HPV causam verrugas ou papilomas, que são tumores não cancerosos.

Os vírus do papiloma são atraídos para as células epiteliais escamosas e podem viver somente nestas células do corpo. As células epiteliais escamosas são finas e planas. Estas células encontram-se na superfície da pele e em superfícies úmidas, tais como a vagina, ânus, colo uterino, vulva, cabeça do pênis, boca, garganta, traqueia, brônquios e pulmões.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS