Chapadão do Sul | Da redação/com JovemSul News | 09/05/2013 13h13

Vereadora alerta realidade da dengue em Chapadão do Sul

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - Preocupada com a atual situação da dengue em Chapadão do Sul, a vereadora Sônia Maran deu um grande ênfase ao tema na última sessão da Câmara, na segunda-feira, 06. Através de slides com informações oficiais da Secretaria de Estado de Saúde, mostrou a atual realidade da doença no município, que segundo ela, é alarmante.

A vereadora lembra que essa questão já era um assunto que tinha a sua atenção, e quando recebeu, no dia 22 de abril, resposta de um requerimento a respeito dos dados, ficou ainda mais intrigada, e que por isso, faz questão de mostrar os dados reais da doença, uma vez que dentro da sua casa teve um caso de dengue. O marido da parlamentar está doente com dengue hemorrágica.

“Houve se falar sobre os números de casos, mas nós precisamos do número de casos reais. Não gosto de trabalhar com boataria”, disse ao mostrar durante a sessão de slides com o número de casos confirmados em 2012 e 2013.

No ano passado, de acordo com o boletim informativo, da 1ª a 52ª semana, foram 72 casos de dengue. Até o dia 27 de abril deste ano, temos 162 casos de dengue no município em apenas 17 semanas. Acesse o site da SES e acompanhe os números em tempo real. Clique aqui.

Maran destacou a necessidade de um trabalho mais atuante para o combate a dengue. Explicou que foi conhecer como é feito o trabalho de pulverização com inseticida e reforçou a necessidade de que esse trabalho seja feito nos quintais. Lembrou que o prefeito anterior comprava o material de pulverização e realizou campanhas envolvendo todas as secretarias para o combate a dengue.

A vereadora ressaltou ainda que o município tem o dia D de combate a dengue que não foi feito este ano e fez questão de destacar: “Não estou doída pelo o que aconteceu na minha casa. Isso só me abriu os olhos. A minha preocupação é com a nossa população, as pessoas pobres que necessitam de tratamento”.

Sônia questionou: Porque ainda não temos uma campanha contra a dengue no município? “Precisamos conscientizar as pessoas. O poder executivo faz a parte dele, mas as pessoas precisam ser alertadas”, enalteceu, lembrando que o município precisa cumprir o programa de controle de dengue.

A vereadora disse que é preciso convocar todos os segmentos da sociedade para uma grande campanha contra a dengue… “Não quero ver mais ninguém doente… Vamos todos juntos abraçar essa causa em prol de Chapadão do Sul… Um dia Chapadão do Sul pode ser conhecido com o menor índice de dengue do estado de Mato Grosso do Sul”.

Ela solicitará que o ex-coordenador do Controle de Vetores, Luiz Osmar Simão, esteja na próxima sessão ordinária para prestar esclarecimentos sobre como era feito o trabalho da dengue. Também cobrará informações sobre o Programa Municipal de combate a dengue.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS