Chapadão do Sul | Da redação/com JovemSul News | 28/10/2013 11h59

Vereadora recebe “Comenda Professor Comprometido” na Capital

Compartilhe:

Chapadão do Sul (MS) - Na noite de terça-feira, 15 de Outubro, Tânia Francini e outros professores de Mato Grosso do Sul receberam homenagens na Assembleia Legislativa pelo comprometimento com a Educação.

Um total de  28 profissionais foram agraciados com a “Comenda Professor Comprometido”, durante sessão solene proposta pela deputada Mara Caseiro (PTdoB). “Esta foi a forma que encontramos para demonstrar todo o nosso respeito pelos educadores de nosso Estado”, afirmou.

Para a deputada, os educadores são peças chave na transformação da sociedade e na formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o País. No entanto, “trata-se de uma classe que não é valorizada como merece”.

O secretário da Habitação e das Cidades, Carlos Marun, participou da sessão solene, assim como o secretário Extraordinário de Articulação, de Desenvolvimento Regional e dos Municípios, Nelsinho Trad (PMDB), que representou na ocasião o governador André Puccinelli (PMDB).

Segundo Nelsinho, “É preciso dar aos professores estímulo, melhor capacitação, fazer com que eles se prendam à sua função e passem aos alunos a qualidade daquilo que aprenderam”, afirmou.

Currículo da Professora Tânia Francini Steinle Melo

Licenciada em Historia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , Campus de Três Lagoas, pertence ao quadro permanente da rede Estadual de Ensino, lotada na Escola Estadual Jorge Amado.

Eleita diretora da escola de 2002 a 2004. Neste período, realizou uma série de projetos que mudaram  a  Escola Estadual de Chapadão. Implantou o uso obrigatório de uniforme para melhor identificar o aluno e cuidar de sua segurança; realizou pela primeira vez numa escola pública de Chapadão do Sul a eleição do Grêmio Estudantil; criou o cargo de  aluno monitor  para trabalhar  na  Biblioteca no contra turno de estudo.

Ainda neste período enquanto diretora adotou o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), desenvolvido pela Polícia Militar. Organizou  o 1º Seminário da Escola de Pais de Chapadão do Sul, com o tema “Quem não perde tempo com o filho, perde o filho em pouco tempo”.

Terminado  o mandato como diretora,  trabalhou na  Escola Estadual Jorge Amado, dando continuidade ao desenvolvimento de vários projetos junto aos alunos, como: “O teatro sobre Zumbi dos Palmares em comemoração ao dia da Consciência Negra”; debates sobre o verdadeiro significado do Dia Internacional da Mulher; Projeto do Dia do Índio (com a presença do Índio da tribo Terena de Campo Grande que relatou sobre sua condição indígena no século 21); participou do Projeto Minha Terra, juntamente com outras escolas do Brasil , com a publicação de  dois textos da equipe de reportagem do Jorge Amado publicados no Livro Minha Terra.

Militante de debates sobre as questões ambientais no município; esteve duas vezes em Brasília debatendo sobre a questão da mulher na sociedade e sua importância;

Foi  membro da Associação de Pais e Mestres da Escola ;defensora da implantação do Centro Cultural em Chapadão do Sul.

No colégio, aprendeu a ser crítica, consciente e responsável. No exercício de sua função como professora, lidando com jovens, conheceu muitos problemas e bons projetos; teve exemplos de iniciativas que mudaram a vida de pessoas e estímulos para fazer o mesmo.

Atualmente, Tânia Francini é uma das mais votadas vereadoras do município de Chapadão do Sul.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS