Ciência e Tecnologia | Da redação/ com Fundect | 03/05/2016 18h56

Óleo do eucalipto pode ser alternativa natural para o combate das moscas-de-chifre

Compartilhe:

Um dos parasitas mais comuns nas criações de gado leiteiro, a mosca-do-chifre alimenta-se do sangue das vacas debilitando o animal. Atualmente são utilizados no controle do vetor inseticidas sintéticos altamente tóxicos que acabam contaminando o leite produzido.

Na busca por alternativas menos tóxicas, o laboratório de pesquisa em entomologia da Universidade Anhanguera Uniderp, com a coordenação do engenheiro agrônomo Prof. Silvio Fávero, trabalha há mais de seis anos na produção de um óleo de eucalipto que seja capaz de atuar como repelente destes vetores.

“Já temos resultados positivos na utilização do óleo de eucalipto no combate às pragas agrícolas como a lagarta do cartucho e o percevejo marrom da soja, além de ser eficaz em vetores como o barbeiro e a mosca doméstica”, afirma Fávero.

Segundo o pesquisador, o óleo possui uma ação inseticida que age diretamente no sistema nervoso do inseto nos sítios octopaminérgicos. “Esta solução é menos tóxica para o homem e fatal para a mosca”, garante o pesquisador.

Estão sendo testados em laboratório os óleos de três diferentes espécies de eucalipto com o intuito de verificar qual destas espécies apresenta a concentração adequada no combate ao inseto.

O projeto de pesquisa conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Fundect. Participam mestrandos e doutorandos do curso de meio ambiente e desenvolvimento regional da Uniderp.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS