Coronavírus | Gabriel Neri | 18/03/2020 08h00

Ações tomadas pelos países vizinhos diante do coronavírus

Compartilhe:

A situação da doença causada pelo coronavírus (Covid-19) é grave e requer ações e cuidados para evitar os danos causados pela pandemia. Muitos de nossos vizinhos já estão com as fronteiras fechadas e tomaram medidas para evitar o contágio do vírus. Porém, já foram registradas três mortes até a tarde desta terça-feira (17): duas na Argentina e uma na Guiana.

O número de casos confirmados de Covid-19 nas dez nações que fazem fronteira com o Brasil é de 347 e três mortes. Porém, foram registrados cinco pacientes curados, três na Argentina, um na Colômbia e um no Peru.

O vizinho mais atingido é o Peru. O país andino registrou 117 casos, sendo o segundo país com mais casos na América Latina, atrás apenas do Brasil, que tem 321 confirmados.

Depois, vem a Argentina com 68 casos e duas mortes, seguido por Colômbia, com 65, Venezuela com 33, Uruguai com 29, Bolívia com 11, Paraguai com 9, Guiana com 7 casos e uma morte, Guiana Francesa com o mesmos 7 e o Suriname com apenas um caso. Todos esses dados estão no mapa da Universidade Johns Hopkins, disponível no link: https://coronavirus.jhu.edu/map.html

Confira a lista abaixo com o número de casos de coronavírus (Covid-19):
- País - casos - ativos - mortes - curados
1. Peru - 117 - 117 - 0 - 1
2. Argentina - 68 - 63 - 2 - 3
3. Colômbia - 65 - 65 - 0 - 1
4. Venezuela - 33 - 33 - 0 - 0
5. Uruguai - 29 - 29 - 0 - 0
6. Bolívia - 11 - 11 - 0 - 0
7. Paraguai - 9 - 9 - 0 - 0
8. Guiana - 7 - 7 - 1 - 0
8. Guiana Francesa - 7 - 7 - 0 - 0
10. Suriname - 1 - 1 - 0 - 0

Ações tomadas

O primeiro país a tomar medidas mais drásticas foi a Argentina, presidida por Alberto Fernández. Ainda no domingo (15), ele fechou as fronteiras e suspendeu as aulas de todo o país por 15 dias.

No mesmo dia, o Peru, que faz fronteira com Acre e Amazonas, entrou em estado de emergência que durará 15 dias, anunciado pelo presidnete Martín Vizcarra. Além disso, a fronteira do país está fechada, ninguém entra e nem sai.

No caso colombiano, o presidente Iván Duque anunciou que não vai permitir a entrada de ninguém na Colombia, salvo os que têm residência. Além disso, o país fechou a fronteira com a Venezuela, cancelou quase todos os eventos públicos e declarou dois dias de emergência sanitária.

Vizinhos de Mato Grosso do Sul

O Paraguai, que faz fronteira com o Mato Grosso do Sul, fechou parcialmente suas fronteiras a princípio por 15 dias. Até o momento, as autoridades paraguaias preferem não fechar totalmente as fronteiras, acreditando ser "uma medida extrema" de acordo com o ministro do Interior, Euclides Acevedo.

A Bolívia, que é outro país que faz fronteira com MS, lançou algumas medidas nesta terça-feira, válidas até 31 de março. São elas, anunciadas pela presidenta Jeanine Áñez na mensagem presidencial: fechamento da fronteira, restrição da circulação de veículos, suspensão de todos os voos internacionais em 48 horas, redução da jornada de trabalho a partir de quarta para cinco horas e suspensão do tranporte interprovincial em 72 horas.

Outros países

O Uruguai, mais ao sul e que faz fronteira com o Rio Grande do Sul, primeiro definiu alguns países de risco (China, Coreia do Sul, Iran, Singapura, Itália, Espanha, Japão, França, Alemanha e Estados Unidos) e fechou parcialmente as fronteiras do país por 14 dias. Além disso, suspendeu todos os voos vindo da Europa.

O presidente do regime chavista, Nicólas Maduro, impôs quarentena para toda Venezuela, mas não especificou como fará isso. Já o autoproclamado presidente interino Juan Guaidó anunciou algumas medidas entre a retomada da ajuda humanitária para a população, inclusive pedidos para envios de kits de higiene.

A Guiana, que faz fronteira com o Amazonas, anunciou que fechará seus aeroportos para todos os voos internacionais a partir desta quarta-feira (18). Outro país que tomou essa medida foi o Suriname. Na Guiana Francesa, a base de foguetes em Korou suspendeu todas as atividades por conta do Covid-19.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS