Coronavírus | Gabriel Neri | 15/05/2020 11h57

Universidade de Singapura adia fim da pandemia no Brasil

Compartilhe:

A Universidade de Tecnologia e Design de Sigapura criou, no final de abril, um modelo matemático que fazia uma previsão do fim da padnemia de coronavírus, causador da doença covid-19 no mundo.

Pelo modelo divulgado no dia 26 de abril, o fim da pandemia no mundo seria no dia 9 de dezembro deste ano. Já no Brasil, o fim de casos seria no dia 2 de agosto deste ano. No entanto, após revisão, a Universidade de Singapura adiou as datas previstas da pandemia.

Os próprios pesquisadores que fazem as análises alertam que existem inúmeras variáveis que podem influenciar ou não no prolongamento da pandemia como a subnotificação e as medidas de isolamento de cada país.

No caso brasileiro, o fator que mais a projeção é a taxa de isolamento da população brasileira. Os dados da última quinta-feira (14) mostram que apenas 43% dos brasileiros estão seguindo o isolamento social de acordo com o mapa desenvolvido pelo In Loco. Mato Grosso do Sul tem apenas 37% da população em casa.

Além disso, a atualização do estudo também mostra que o Brasil está passando pelo pico da pandemia e que ele deve durar até o fim de julho. A quinta-feira, até o momento, foi o dia com maior registro de confirmações de pacientes com covid-19: 13.944 de acorco com o Ministério da Saúde e 844 mortos.

Projeção dos aumentos de casos

De acordo com gráfico da Universidade de Geneva que baseia a pesquisa feita pela Universidade de Singapura, a curva de crescimento dos casos do Brasil tende a crescer ainda mais. Também está previsto pelos gráficos que na última semana de maio, o Brasil registrará mais de 20 mil casos por dia e as mortes que estão em 800 por dia, deve subir para mais de 1300 ao dia até o próximo dia 23.

Confira abaixo o número acumulado de casos confirmados de covid-19:

Assim, pela previsão do modelo matemático, o Brasil pode ter até o dia 23 de maio, mais de 340 mil casos confirmados de covid-19 pelo Ministério da Saúde e mais de 22 mil óbitos.

O que significa que agosto, quando estava previsto o fim dos casos no Brasil não é uma data real. A atualização indica que o pico deve durar até o fim de julho e que o vírus deve continuar sendo um problema até a segunda semana de novembro.

A expectativa global, que inicialmente era para o término do surto no dia 9 de dezembro deste ano, passou agora para o dia 5 de janeiro de 2021.

Número de casos confirmados

Até a manhã desta sexta-feira (15), o mundo tem quase 4.5 milhões de casos confirmados de covid-19. O país mais atingido, sendo o epicentro da pandemia, é o Estados Unidos, que concentra 1,4 milhão de casos. Já a segunda nação com mais casos é a Rússia com 262 mil, seguida pelo Reino Unido com 234 mil. Já a China, onde o surto começou, tem 84 mil casos com uma quase 80 mil recuperados da doença.

O Brasil ultrapassou a marca dos 200 mil casos confirmados e tem mais de 14 mil mortos pela doença. Mato Grosso do Sul, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde tem 452 casos confirmados e 14 mortes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS