Costa Rica | Com Câmara de Costa Rica | 24/08/2018 08h31

Câmara aprova e prefeito sanciona lei que homenageia “Arindo da Farmácia”

Compartilhe:

A Câmara de Vereadores de Costa Rica-MS aprovou e o prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB) sancionou a lei que denomina “Espaço Arindo Oliveira Silva” a praça pública do Residencial Flamboyant. A iniciativa representa uma homenagem à memória do saudoso farmacêutico costarriquense, que morreu em 2014 e que ficou mais conhecido popularmente no município apenas como “Arindo da Farmácia”.

O vereador Averaldo Barbosa da Costa (MDB) é o autor do Projeto de Lei (PL) n° 402/2018, que batiza a praça pública do Residencial Flamboyant com o nome de Arindo Oliveira Silva. “Essa homenagem eu tenho certeza que ela é bem-vinda, porque a praça fica exatamente onde ele (Arindo) morou nos últimos tempos, porque o Residencial Flamboyant é uma parte da chácara onde ele residiu nos seus últimos dias de vida e era inclusive uma vontade dele fazer esse loteamento. Infelizmente, Deus o levou antes da área ser loteada”, justificou o edil emedebista.

O PL n° 402/2018 foi aprovado por unanimidade de votos dos parlamentares municipais na sessão legislativa realizada na noite do dia 13 de agosto e na última segunda-feira (20/08) o prefeito Waldeli sancionou o projeto já em forma da Lei n° 1.426/2018, que foi publicada na página 02 Diário Oficial Online de Costa Rica (DIOCRI) da mesma data.

Familiares e amigos de Arindo compareceram à sessão plenária do último dia 13 para acompanharem a votação do projeto, entre eles a viúva do homenageado, a pofessora Celi Barbosa Costa Silva, que fez um pronunciamento, na tribuna do Plenário da Casa de Leis, no final da sessão, a convite do presidente da Câmara, José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM).

No pronunciamento, Celi agradeceu os vereadores pela aprovação do projeto e fez questão de explicar a origem do nome do Residencial Flamboyant. No pronunciamento, Celi agradeceu os vereadores pela aprovação do projeto e fez questão de explicar a origem do nome do Residencial Flamboyant. (Clique aqui para assistir o pronunciamento).

“Em 1979, nós (ela e Arindo) fomos para Pereira Barreto (SP) prestar vestibular e passamos pela cidade de Ilha Solteira (SP), onde nós entramos numa avenida onde nos dois lados eram plantados Flamboyant. E era primavera, estava muito bonito! Esse nome Flamboyant ficou na memória do Arindo. Quando nós cogitamos a ideia de lotear a chácara, a primeira coisa que ele falou: minha ‘véia’ – porque todo mundo sabe que era assim que ele me chamava - vamos colocar o nome de Flamboyant e assim nasceu o Residencial Flamboyant”, contou a viúva do homenageado. Arindo morreu antes da área ser loteada, mas a família usou o nome sugerido por ele.

Celi não conteve a emoção em alguns momentos do discurso e chorou ao falar do ex-marido. Muitos familiares presentes à sessão também se emocionaram e não contiveram as lágrimas ao ouvirem a viúva falar do ex-companheiro.

Arindo nasceu em Mineiros no ano de 1954 e ao longo da vida formou-se em técnico em Agricultura e Técnico em Farmácia. Desde muito jovem ele trabalhou na área de saúde e em 1981 Arindo comprou parte da farmácia Drogalúcia.

Ele foi professor da disciplina de Técnicas Agrícolas na Escola Estadual Santos Dumont e também secretário de Saúde no mandato do prefeito José Barbosa Batista (Jucão), de janeiro de 1997 até o ano 2000.

Arindo gostava de pescar, cuidar de pássaros, era amante da natureza. Outra paixão dele era cozinhar para os amigos e familiares. O memorável farmacêutico costarriquense morreu em 13 de setembro de 2014, vítima de acidente de moto, aos 59 anos, deixando dois filhos e dois netos. De acordo com familiares, ele sempre costumava dizer que “a vida é curta, estamos aqui só de passagem”.

O vereador Waldomiro Bocalan, o Biri (PDT), não poupou elogios a Arindo. “Íntegro, honesto, sincero, trabalhador. Se nós tivéssemos que dar uma identidade para esse homem, seria na simplicidade e na humildade. Foi uma pessoa que prestou grande e relevante serviço ao município quando foi secretário de Saúde. Nunca vi esse homem negar um atendimento a uma pessoa em momento de necessidade, seja para quem fosse, classe média, baixa ou alta”, ressaltou o parlamentar.

Já o vereador Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia PSB), contou que estudou junto com o homenageado. “Eu lembro muito do Arindo e nós fomos colegas de sala durante dois quando participamos do primeiro curso técnico de enfermagem implantado no Brasil, realizado no estado de São Paulo, e nos tornamos muito amigos e criamos um respeito muito grande um pelo outro. Infelizmente a morte o levou muito cedo. Parabéns ao vereador Averaldo pela iniciativa. Ele poderia ser homenageado com outras coisas muito mais grandiosas, mas a praça fica lá no cantinho onde ele morava, então acho que é ali que o Arindo queria ser homenageado mesmo se ele estivesse vivo”, comentou Juvenal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS