Costa Rica | Da Redação/Com Prefeitura de Costa Rica | 03/12/2015 11h01

Campanha Novembro Azul termina com balanço positivo, afirma secretária de Saúde

Compartilhe:

Em Costa Rica - MS durante todo o mês de novembro a Secretaria Municipal focou na saúde do homem e por isso a pasta tem motivo de sobra para comemorar o balanço positivo das ações da campanha “Novembro Azul”, que buscou conscientizar a população masculina sobre a importância do exame que previne o surgimento do câncer de próstata.

A secretária Municipal de Saúde Adriana Tobal ressaltou que o Município vem tendo todo cuidado e atenção com a saúde do homem, ainda mais quando se sabe que no Brasil os números de casos de câncer de próstata são elevados. “É importante que os homens deixem o preconceito de lado e realizem todo e qualquer exame que possa diagnosticar o câncer de próstata de forma precoce, pois isso é o que permite uma boa recuperação e tratamento eficaz. Queremos que essa campanha continue gerando resultados positivos, mas também precisamos do ajuda dos próprios homens, que podem encorajar uns aos outros nessa luta”, disse Adriana Tobal.

A campanha que teve o seu dia ‘D’ em 25 de novembro, realizou uma programação substanciosa, inclusive com palestras e abertura das cinco unidades de saúde no período da noite para atender apenas homens, cuja ação foi divulgada nos meios de comunicação da cidade durante todo mês.

“Nesse período tivemos uma adesão surpreendente, 522 homens procuraram as unidades e puderam verificar a pressão arterial, atualizaram o cartão de vacinação, passaram por consulta médica, além de solicitação de PSA e toque retal, e foram realizados 296 testes rápidos de HIV e sífilis”, apontou a secretária de Saúde Adriana Tobal que acrescentou “nós do Município estamos muito contentes, pois os homens atenderam o nosso chamado, foi realmente gratificante”.

Conforme a coordenadora da Atenção Básica, Daiane de Souza Pupin, desses 296 testes rápidos, “foram encontrados alguns exames alterados que estão em acompanhamento. Também em todas as unidades de saúde foi trabalhadas palestras na sala de espera com temas variados, administradas por dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros e médicos. Agradecemos a todas as ESFs – Estratégia de Saúde da Família – pelo excelente trabalho realizado”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS