Costa Rica | Com Prefeitura de Costa Rica | 23/02/2023 08h27

Censo 2022 entra na reta final e Município reforça importância da participação da população

Compartilhe:

Com o Censo 2022 entrando na reta final, o Governo de Costa Rica, reitera para a população a importância de responder aos recenseadores. O fechamento da coleta está marcado para o dia 28 de fevereiro.

Segundo o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, mais do que uma obrigação, responder ao Censo é um ato de cidadania.

“Além do cálculo da distribuição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), os dados servem de base para elaboração e reformulação de políticas públicas mais assertivas como o direcionamento de investimentos em saúde, educação, infraestrutura e programas sociais. Reiteramos aos moradores que é importante receber os recenseadores e responder ao censo corretamente”, destaca o gestor.

Os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet.

Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a principal prioridade neste momento é diminuir o percentual de residências em que os moradores não responderam ao Censo.

O IBGE informou, ainda, que os resultados definitivos do Censo referentes à população dos municípios serão conhecidos em abril de 2023.

Se você, morador de Costa Rica, ainda não recebeu o recenseador basta enviar WhatsApp para o número (67) 99807-7805 até o próximo sábado (25). Vale ressaltar que o número não recebe ligações apenas mensagens e é necessário informar o nome completo e telefone para contato.

Identificação do recenseado
É possível verificar a identidade do recenseador pelo site Respondendo ao IBGE ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador. O QR Code do crachá do profissional também direciona para o site Respondendo ao IBGE.

Prévia e expectativas
Em dezembro de 2022, o IBGE divulgou a prévia da contagem da população e a estimativa populacional para Costa Rica foi de 26.187 habitantes, mas a expectativa é que esse número seja um pouco maior e chegue a aproximadamente 28 mil habitantes, já que o município conta com 22.606 eleitores.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS