Costa Rica | Da redação/com Assessoria | 06/11/2013 13h49

Consultório Odontológico do CAPS é inaugurado em Costa Rica

Compartilhe:

Costa Rica (MS) - O prefeito de Costa Rica – MS, Waldeli dos Santos Rosa, e a secretária Municipal de Saúde, Adriana Tobal, inauguraram na última sexta-feira, 1º de novembro de 2013, o Consultório Odontológico do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial.

Em seu discurso, o prefeito Waldeli fez questão de ressaltar que a conquista do consultório odontológico foi possível graças a uma emenda parlamentar do ano de 2012 do senador da República Delcídio do Amaral. “A equipe do CAPS está desenvolvendo um excelente trabalho junto aos pacientes de Costa Rica”.

A secretária de Saúde enfatizou que o consultório foi implantado no CAPS para que os usuários que ali frequentam possam ter acesso ao tratamento durante suas atividades. “Em uma semana de funcionamento o relato dos usuários são incríveis, a exemplo de um paciente de 36 anos que declarou nunca ter se sentado numa cadeira para tratar dos seus dentes”, ressaltou Adriana Tobal que finalizou “precisamos ter bons olhos para essa população que são muitas vezes rejeitas pela sociedade”.

O CAPS é um serviço de saúde que atende pacientes portadores de transtorno mental grave, incluindo os transtornos relacionados ao uso de drogas. Tem como objetivo a preservação dos laços familiares e a inserção gradual dessas pessoas no contexto da sociedade, realizando um trabalho preventivo, reduzindo assim as internações em hospitais psiquiátricos e buscando também garantir a humanização do tratamento oferecido ao portador de sofrimento mental, através de atividades diárias como: oficina terapêutica, aconselhamentos, consulta com psiquiatra, psicóloga, enfermeira e demais profissionais da área.

“A meta proposta pelo Município, através dessas ações, é reduzir o número de internações de pacientes com transtornos psíquicos, sendo que a internação hospitalar especializada somente será solicitada quando forem esgotados todos os recursos no tratamento ambulatorial. O CAPS tem por missão promover a inclusão social dos usuários através de ações que envolvam educação, trabalho, esporte, cultura e lazer. Proporcionar suporte à família no convívio diário com os pacientes e resgatar o exercício da cidadania, estimulando a reinserção social dos portadores de transtornos mentais, visando a sua independência”, enfatiza a coordenadora do CAPS de Costa Rica, Ana Paula Garcia Lopes.

Van

Ainda na sexta-feira (1º), o prefeito e a secretária também entregaram uma Van que irá oferecer suporte as viagens da secretaria. O veículo foi adquirido com recursos próprios e parte emenda do senador Delcídio. “Neste ano, assumimos e começamos a renovar nossa frota, todas as viaturas passaram por uma revisão e já adquirimos uma ambulância nova com recursos próprios e estamos adquirindo através de emenda parlamentar estadual mais uma ambulância”, enfatizou Adriana Tobal.

Também participaram da inauguração do CAPS e da entrega da Van, o presidente da Câmara Municipal de Costa Rica, Lucas Lázaro Gerolomo, os vereadores Ailton Amorim e Ivanildo Ferrari (Didão), o subsecretário de Saúde, Antônio Rainho, o secretário de Assistência Social, Waldomiro Bocalan, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Keyler Simey Garcia Barbosa, a secretária Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Eliana Teodoro Lopes Lalier, a secretária de Educação, professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, o secretário da Administração e Finanças, Paulo Renato Andriani e a subsecretária Rosângela Marçal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS