Costa Rica | Da Redação/Com Assessoria de Comunicação de Costa Rica | 19/03/2013 12h47

Costa Rica é o 1° Município do Estado a lançar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Compartilhe:

O Município de Costa Rica – MS sai na frente mais uma vez e é a primeira cidade do Estado de Mato Grosso do Sul a lançar oficialmente na noite de ontem (18), no auditório da SEMED – Secretaria Municipal de Educação - o PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.  

A ação é uma iniciativa da SEMED em conjunto com a coordenação Estadual do PNAIC que tem como finalidade orientar a formação dos educadores e coordenadores do Pacto no Estado, para garantir que 100% dos alunos costarriquenses com até oito anos de idade estejam plenamente alfabetizados nos próximos anos, isto é, consigam ler, compreender e escrever textos adequados para a idade escolar.

Para o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, a formação continuada dos professores é um dos principais pontos de qualificação educacional, que terá bolsas oferecidas aos profissionais e outras atividades voltadas para o cumprimento dos objetivos do pacto.

“Para nós é uma alegria podermos dar continuidade ao projeto iniciado no ano de 2012, como já destacamos anteriormente tudo que é bom tem que continuar”, afirmou o prefeito de Costa Rica.

Waldeli enfatiza ainda que a Educação precisa ser melhorada e com o lançamento desse pacto as ações mostram que estão no caminho certo. “Vamos aproveitar a nossa experiência e os erros do passado para fazermos uma Educação de qualidade e principalmente com igualdade social. A qualificação dos nossos educadores é a porta para o ensino de qualidade”.

A secretária de Educação Prof.ª. ME. Manuelina Martins Arantes Cabral da Silva enfatiza que a formação busca atender os professores de Costa Rica que irão receber novos conteúdos para que eles possam ter o reconhecimento necessário para agir como multiplicadores, incluindo uma rotina de acompanhamento para reforçar a continuidade das etapas de formação nas escolas. 

Segundo a coordenadora Estadual do PNAIC, Dra. Regina Aparecida Marques de Souza, essa parceria trata de um interesse comum para incentivar o letramento e a alfabetização na idade certa, estreitando ainda mais os laços com as secretarias Municipais de Educação. 

A coordenadora Municipal do PNAIC, professora Mara Silva Paes Barbosa, acredita que a inclusão do Pacto às medidas adotadas pelo Estado irá dar uma sequência natural para o aumento da oferta de ensino público de qualidade. “Antes, nossos professores possuíam apenas ensino superior. Hoje, refletindo o nosso empenho em aperfeiçoar os educadores e suas estratégias de sala de aula esse número de educadores qualificados aumentou significativamente”, afirma. 

O evento, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Lucas Lázaro Gerolomo, da vice-presidente da Casa de Leis, Áurea Maria Frezarin Rosa e dos vereadores Jovenaldo Francisco dos Santos, Roni Cota, Averaldo Barbosa, Rayner Moraes, Ivanildo Ferrari (Didão) e Ailton Amorim.

O lançamento também foi contemplado pelos secretários municipais: Waldomiro Bocalan (Biri – Assistência Social), Eliana Teodoro Lopes Lalier (Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura), Adriana Tobal (Saúde), Paulo Renato Andriani (Administração e Finanças), Keyler Simey (Agricultura e Desenvolvimento). E ainda, os subsecretários municipais: Antônio Felix (Toninho da Promoção), Dulcinéa Rosa (Educação).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS