Costa Rica | Da redação/com Assessoria | 03/05/2013 12h55

Costa Rica implanta teste rápido de HIV e Sífilis para Gestantes

Compartilhe:

Costa Rica (MS) - O Município de Costa Rica – MS através da Secretaria de Saúde Pública implantou neste mês de abril, o teste rápido para HIV e Sífilis, no âmbito da Rede Cegonha que oferece diversos testes que são implantados para realização do pré-natal das gestantes.

A secretária de Saúde Adriana Tobal, enfatiza que o Município fez adesão do projeto da Rede Cegonha junto ao Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde e a implantação dessa estratégia vem mais uma vez cumprir os princípios e diretrizes do SUS - Sistema Único de Saúde: equidade e integralidade da assistência, bem como da universalidade de acesso aos serviços de saúde.

Vale ressaltar, a importância da detecção precoce da doença. “Nosso esforço é tratar a sífilis o quanto antes para que não haja transmissão da gestante para o bebê. Por isso é importante à realização do teste rápido durante o pré-natal para que o diagnóstico e tratamento sejam eficazes, qualificando, assim, o pré-natal que é ofertado no SUS”, destacou a secretária Adriana Tobal.

No caso dos exames de HIV e Sífilis serem positivos na gestante, o teste também se estende ao seu parceiro. “O intuito desses testes é obter um resultado mais precocemente, em até 40 minutos, para que se efetue o tratamento o mais breve possível, propiciando bem estar à mãe, ao bebê e a seu parceiro”, explicou a coordenadora municipal da Atenção Básica, Daiane Pupin.

Em Costa Rica todas as unidades de Saúde – ESFs – Estratégia de Saúde da Família estão disponibilizando os testes e os enfermeiros estão capacitados para o aconselhamento e a realização dos mesmos com total segurança e ética.


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS