Costa Rica | Com Prefeitura de Costa Rica | 01/08/2018 08h00

Ferramenta de gestão virtual ajuda SEMED a otimizar atividades

Compartilhe:

A SEMED - Secretaria Municipal de Educação agora dispõe de ferramenta de gestão virtual, a Conviva Educação. E para melhor entender o funcionamento desse dispositivo, no último dia 12 de julho de 2018, servidores da área administrativa e pedagógica da SEMED de Costa Rica - MS e também de Chapadão do Sul – MS participaram de uma formação realizada na Escola Municipal Professor Adenocre Alexandre de Morais.

Os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras com a articuladora Estadual Leyla Rocha e Marilda Fernandes de Oliveira, que atua na Secretaria Executiva da Undime/MS - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Mato Grosso do Sul.

Durante a formação, os profissionais que atuam na área da Educação receberam instruções sobre o uso da nova plataforma online, que auxilia secretarias de educação de todo o Brasil na gestão de suas ações.

No portal convivaeducacao.org.br, os servidores alimentam a plataforma com informações divididas em oito áreas: administrativa; alimentação escolar; democrática; estrutura e documentação; orçamentária e financeira; pedagógica; pessoas e transporte escolar.

Conforme a secretária Municipal de Educação professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, a plataforma é gratuita e tem a finalidade de dar transparência às ações da secretaria, além de qualificar as atividades, sempre com vistas na melhoria do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.

“Com a ferramenta, o gestor de educação e sua equipe podem colocar todo o seu material de monitoramento, o plano municipal de educação e documentos importantes no portal. Então, a plataforma é um memorial do trabalho do secretário de educação no seu período de gestão. Ela é importante porque não permite que as informações se percam”, disse a Profª Me. Manuelina Martins, ao esclarecer que “o portal só é acessado por cada servidor cadastrado e o mesmo tem autorização para alimentar o banco de dados da sua área”.

A gestora de Costa Rica lembra ainda que Costa Rica já utiliza ferramentas de gestão, porém, no ponto de vista da alimentação e transporte escolar, esta pode ser uma plataforma muito eficaz. “Queremos nos aproximar da plataforma, porque ela já é utilizada em grandes cidades e em muitos municípios do País”.

A Conviva Educação foi elaborada pela Undime em parceria com institutos e fundações e ainda, do Consed – Conselho Nacional dos Secretários de Educação - e Uncme – União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS