Costa Rica | Com Prefeitura de Costa Rica | 09/02/2023 08h41

Implantação de Escola Pública de Trânsito e criação da AGETRAN são temas de reunião

Compartilhe:

Na última sexta-feira (3), o vice-prefeito, Roni Cota, recebeu no gabinete compartilhado, a presidente do CETRAN/MS (Conselho Estadual de Trânsito), Regina Maria Duarte, que veio acompanhada dos conselheiros Inês de Castro e Roberson Roncatti e de agentes do DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito), vieram orientar o Executivo sobre a obrigatoriedade da criação da Escola Pública de Trânsito no município e tratar sobre a criação da Agência de Trânsito.

De acordo com Regina Duarte, em cada órgão executivo de trânsito, está sendo sugerido a mudança de DEMUTRAN para AGETRAN (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), que tem maior abrangência, maior liberdade financeira, atendimento direto com o gabinete do prefeito. Junto a esse novo projeto, também sugeriu a criação da Escola Pública de Trânsito para capacitação de toda comunidade, incluindo crianças, jovens e adolescentes. “Viemos dar essa orientação ao vice-prefeito, Roni Cota, colocando o Governo do Estado à disposição de Costa Rica, para que seja cumprida a legislação federal, com base no Artigo 74 do Código Brasileiro de Trânsito”, disse.

Segundo o Denatran, uma Escola Pública de Trânsito “é uma estrutura, não necessariamente física, destinada ao planejamento e desenvolvimento de programas e ações de Educação para o Trânsito no âmbito de sua competência nas esferas Federal, Estadual e Municipal, devendo ter como princípio básico a adequação dos conteúdos técnicos às atividades propostas correspondentes às diversas faixas etárias e categorias, em conformidade com o contexto socioeconômico e cultural da clientela envolvida”. O Denatran esclarece que compete a cada órgão, de acordo com suas capacidades técnicas e administrativas, implementar a escola.

A Escola Pública de Trânsito marca a chegada de uma nova cultura ao universo de um órgão executivo de trânsito. Se propõe a pensar, analisar, debater e construir referenciais para o tratamento das questões que impactam a segurança viária e a mobilidade urbana – e sua relação com a cidadania.

Também estiveram presentes na reunião, o Diretor do DEMUTRAN, Abrão Santana Barbosa, bem como a servidora do departamento, Rosangela Aparecida Rosa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS