"/>
Costa Rica | Da Redação/Com Assessoria de Comunicação de Costa Rica | 21/03/2013 12h28

Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento lança Campanha “Cidade Limpa: um sonho de todos”

Compartilhe:

O Município de Costa Rica – MS por meio da SEDEMA – Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento laça a Campanha “Cidade Limpa: um sonho de todos”, projeto piloto, o qual tem como objetivo incrementar a coleta seletiva nos bairros da cidade e na da área central.

De acordo com o secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Keyler Simey Garcia Barbosa, a campanha visa estimular a compreensão sobre cidadania, incentivar novos hábitos e estimular a coleta seletiva do lixo, reciclagem, manutenção de terrenos, calçadas/passeios, e outros.

A campanha enfoca ainda para que a população não jogue entulhos ou podas de árvores em locais impróprios e que os mesmos sejam armazenados em sacos plásticos para coleta ou em caçambas. A pessoa que não colaborar está sujeita a multa e penas previstas na Lei Federal N°. 6.938, de 31/08/1981.

"O interessante do projeto é a inter-relação e mobilização de vários segmentos da sociedade e que, para resolver o problema do perigo do lixo nas vias urbanas, precisa resolver problemas sociais, educacionais e ambientais", observa Keyler.

O prefeito Waldeli dos Santos Rosa destaca ainda que a Campanha “Cidade Limpa: um sonho de todos” tem a finalidade, de oferecer aos moradores, qualidade de vida e, ao mesmo tempo, promover a proteção ao meio ambiente e conscientizar à população, incentivando a sustentabilidade e combatendo a proliferação de animais e insetos que possam oferecer risco à saúde pública como a Dengue.

“Assim vamos mostrar o respeito pelo espaço urbano, pelo patrimônio histórico e pela integridade das edificações, ruas e demais espaços em nossa cidade, além de colaborar com o processo de educação ambiental", disse Waldeli.

Durante toda a semana, em datas programadas e anunciadas, os moradores retiram os materiais inutilizados em suas casas e deixam nas lixeiras, para serem levados pelo caminhão de coleta.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento detalha ainda que a coleta seletiva será realizada de maneira intensiva durante seis dias por semana nos bairros e centro. Ele ressaltou também que a proposta deve melhorar os mecanismos da coleta seletiva no Município

Confira abaixo a programação para a coleta seletiva

Lixo úmido: segunda – quarta e sexta-feira
Lixo seco: terça – quinta e sábado

Orientações 

A campanha orienta também os moradores a não jogar lixo ou animais mortos em vias públicas ou em outros locais impróprios; não descartar lixo doméstico nas caçambas de entulho espalhadas pela cidade, uma vez que o entulho é descartado em local diferente do lixo doméstico, não tendo o mesmo tratamento.

Orienta reduzir o lixo, consumindo menos produtos, optando por aqueles que ofereçam menor potencial de geração de resíduos, a reutilização dos produtos, separar lixo seco do úmido, colocar o lixo nas lixeiras das ruas nos dias de coleta e reciclar ou enviar para reciclagem seu material.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS