Cotidiano | Roberto Abib | 23/11/2011 10h41

Secretaria de Saúde realiza Dia Mundial em memória das vítimas de acidente de trânsito

Compartilhe:

  No último domingo, 20 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Servidores do Nasf, motoristas, Igreja e a comunidade, realizou o Dia Mundial dedicado à memória das vítimas da violência no Trânsito.

Às 8 horas e às 19 horas houve uma missa em Memória das vítimas com exposição de banners com fotos das vítimas de Aparecida do Taboado.  É às 9 horas, uma carreata pelas ruas da cidade com a Policia Militar, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar, frota de ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde, carro de som. Ocorreu também minuto de silêncio na Câmara Municipal e em diversas igrejas evangélicas com abordagem do tema.

Em frente a prefeitura Municipal, há um canteiro com  cruzes que simbolizam as vítimas de trânsito de Aparecida do Taboado.

Em outubro de 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução conclamando todos os países para que se estabelecessem o terceiro domingo do mês de novembro de cada ano como o dia dedicado à memória das vítimas da violência no trânsito.

Essa data foi especialmente concebida para garantir que haja mobilização de toda a população mundial contra essa violência previsível para confortar os milhões de parentes e amigos das vítimas que sofrem e sofrerão para sempre as consequências materiais, sociais e principalmente emocionais desses eventos trágicos. Sem falar, naturalmente nas perdas econômicas, já estimadas no Brasil pelo IPEA em cerca de 30 bilhões de reais todos os anos.

A estatística mostra os números alarmantes da violência no transito: 1 milhão e 300 mil pessoas mortas anualmente;  mais de 50 milhões de pessoas feridas e incapacitadas.Esta violência é a causa principal de mortes de jovens na faixa etária dos 10 aos 24 anos.

Em Aparecida do Taboado a realidade não é diferente: Em 2009 e 2010, 475 pessoas foram vitimadas pela violência no trânsito e até outubro de 2011 – 398 pessoas. 11 vítimas fatais em 2010 e 14 em 2011.

“São números que assustam, afirma a Secretária de Saúde Sirlei Melo, por isso a decisão do Prefeito André Alves em celebrar esta data, não só como uma forma de mobilização social e de homenagem aos entes queridos vitimados pela violência viária, mas como uma legítima e necessária provocação para que as pessoas mudem o comportamento no transito”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS