Cultura | Com Portal do MS | 25/07/2023 09h59

Caravana do Governo Federal vem a MS construir Plano Juventude Negra Viva

Compartilhe:

Como está a saúde da população negra em MS? A educação e a cultura? Os quilombos? Os direitos da população negra LGBTQIA+?

É para responder a estes questionamentos e traçar um plano para a juventude negra que a caravana participativa do Governo Federal chegou a Mato Grosso do Sul.

O encontro realizado pelo Ministério da Promoção da Igualdade Racial, em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, tem o objetivo de promover a participação social de jovens negros e negras, e de organizações da sociedade civil relacionadas à pauta de juventude e igualdade racial, na elaboração do Plano Juventude Negra.

Nesta segunda (24) e terça-feira (25), representantes dos movimentos negros e das coordenadorias de Políticas Públicas para Igualdade Racial de todo Mato Grosso do Sul terão total abertura para dialogar com o Governo Federal sobre cidadania.

Coordenador de Monitoramento e Projeto do Ministério da Igualdade Racial, Adriano Fiuza explica que o Plano Nacional Juventude Negra Viva está sendo construído através de escutas ativas. "As caravanas são o processo de participação. Tudo o que temos enquanto política pública, a gente escuta o povo, a diversidade. O que a gente quer aqui é ouvir vocês e saber qual é a realidade da juventude negra sul-mato-grossense", enfatiza Fiuza.

Subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Vânia Lúcia Baptista Duarte explica que o papel durante estes dois dias de evento é discutir a inclusão da população negra na sociedade brasileira.

"Por que o 13 de Maio [data da Abolição da Escravatura] não representou nós estarmos incluídos na sociedade com direito e igualdade. Hoje estamos aqui para discutir um plano nacional da juventude negra viva, porque muitos dos nossos, infelizmente, estão morrendo. Ao mesmo tempo, nós também temos a nossa força, a nossa beleza. Somos resistência", ressaltou Vânia.

A Caravana

Nesta segunda e terça, caravana vai ouvir a juventude negra no Eco Hotel do Lago, localizado no Bairro Chácara das Mansões. A escolha pelo endereço foi justamente para alojar os participantes do interior do Estado, além de proporcionar a vivência e a troca de saberes das diferentes comunidades afro descendentes de MS.

O objetivo da caravana é propiciar espaço de escuta ativa junto à sociedade civil; compreender a realidade local de cada Estado em relação às práticas para juventude e juventude negra; garantir que os beneficiários da política contribuam e subsidiem a construção do PJNV a partir da realidade local; além de viabilizar instrumentos de apropriação do PJNV pela sociedade civil, incentivar o controle social durante a implementação do PJNV e sensibilizar e mobilizar gestores e técnicos locais que atuam na implementação de políticas para juventude e igualdade racial.

Coordenador geral de Relações Federativas e Interministeriais da Secretaria Nacional da Juventude, Miguel Intra falou dos desafios no processo de reconstrução de pastas da cidadania do Governo Federal e que as caravanas vem não só debater como construir e manter em pé o novo plano da juventude negra.

"Nestes dois dias a gente espera a participação social neste processo fazendo a escuta direta da juventude negra que traz suas especificidades de cada região para juntos construirmos um plano transversal".

Secretária-adjunta de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Viviane Luiza frisou que a cidadania envolve o jovem negro, indígena, LGBTQIA+, com deficiência.

"Estamos aqui para ouvir, vocês que são os agentes e protagonistas. A escuta com a juventude negra viva é realmente o primeiro exercício de cidadania. Nós juntos precisamos dar as mãos e quebrar a branquitude colonialista que nós temos neste País".

Programação dia 24

10h30: Dissolução da Mesa de Abertura
10h30 - 10h40: Exposição dos eixos de atuação do PJNV previsto no Decreto de instituição do GTI e exposição da metodologia de escuta
11h - 12h: Exposição das ações dos governos locais acerca da pauta de juventude e igualdade racial
12h - 13h30 - ALMOÇO
13h30 - 18h: Escuta e construção da árvore de problema relacionadas ao contexto social em que a juventude negra se encontra inserida no estado e problemas relacionados a esta realidade.
18h: Coffee-Break/ Lanche – Encerramento do primeiro dia da Caravana.
25 de julho de 2023 (terça-feira)
Programação dia 25

08h30 - 08h45: Abertura
09h - 12h: Escuta das proposições, expectativas, sugestões e propostas para possíveis soluções dos problemas levantados no dia anterior, por eixos temáticos - Construção da árvore de soluções.
12h - 13h30: ALMOÇO
14h00 - 16h30: Consolidação das proposições, expectativas, sugestões e propostas apresentadas, com a finalidade de obter síntese para a fase de validação;
16h30 - 17h55: Validação das contribuições expostas pela sociedade civil, entes governamentais e não governamentais, para cada eixo de atuação do PJNV, e encerramento da audiência com a leitura final dos pontos principais das discussões.
18h: ENCERRAMENTO

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS