Economia | Roberto Abib | 20/03/2012 12h54

Prefeito André Alves recebe mapa de oportunidades do Prolocal

Compartilhe:
Reconhecida pela diversidade econômica e potencial logístico, a cidade se prepara o fortalecimento dos negócios Reconhecida pela diversidade econômica e potencial logístico, a cidade se prepara o fortalecimento dos negócios (Foto: Gilberto F. Cruz)

O prefeito Municipal de Aparecida do Taboado, André Alves Ferreira (PMDB), recebeu o Mapa de Oportunidades desenvolvido pelo Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico dos Municípios fundamentado na Lei Geral – Prolocal. A solenidade de apresentação e entrega do estudo foi realizada nesta segunda-feira (19), no Centro Cultural e Pedagógico Agrício José Tolentino.

Conhecida como a terra dos 60 dias apaixonado, em referência a música interpretada pela dupla Chitãozinho e Xororó, Aparecida do Taboado possui aproximadamente 22. 320 habitantes, resultado de um crescimento populacional de 20% entre 1980 a 2010. De acordo com os estudos apresentados pela equipe do Prolocal, a cidade apresenta 1.241 empresas privilegiadas por uma diversificação de oportunidades na geração de energia, comércio e serviços, indústria, agronegócio e turismo.

O estudo apresenta como forças do município o acesso à educação básica facilitada; o alto potencial turístico; associação comercial atuante; boa relação entre os números de empregados e empresas instaladas; elaboração do plano diretor por meio da Prefeitura Municipal; existência de incentivos fiscais; feira do pequeno produtor; ótima logística e média concentração industrial. 

“O Mapa de oportunidades é um estudo das potencialidades de investimento na cidade. Já com uma crescente industrialização, em dois anos e meio, Aparecida do Taboado terá pequenas empresas incluídas nesse desenvolvimento”, afirma o diretor do Sebrae-MS, Claudio Mendonça.

Para o prefeito Municipal de Aparecida do Taboado, André Alves Ferreira, o Projeto desafia a municipalidade apontando nossas vantagens e ameaças para o desenvolvimento local. “Motiva-nos a potencializar nossas forças na busca de solucionar nossas fraquezas”.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, Eduardo Riedel, o Prolocal é um trabalho de longo prazo realizado com os parceiros locais. “Não é apenas o diagnóstico do potencial da cidade, mas também a promoção de ações junto a associações comerciais e industriais, federações e sindicato rural no desenvolvimento dos negócios do município”, acrescenta Riedel.

Parceiros locais

Mais de 59% das empresas aparecidenses então incluídas no setor terciário, uma justificativa para que a Associação Comercial de Aparecida do Taboado (ACIAT) considere o Prolocal como uma ampla oportunidade de conhecimento e qualificação na prestação de serviços e oferta de produtos. “O Prolocal nos auxilia naquilo que consideramos relevante para o fortalecimento do nosso comércio: atrativos dentro da empresa e bom atendimento, sendo o bom preço uma conseqüência”, comenta a secretária executiva da ACIAT, Dorcelina Moreira Lima.

Trabalhando como empregado na capital do Estado, há 11 anos, o paranaense e empresário no ramo de móveis e eletrodomésticos, Marcos Marchiok, escolheu dentre 30 cidades do Estado, a cidade de Aparecida do Taboado para empreender devido a sua diversidade econômica e ponto estratégico. “A economia daqui não depende de um segmento, o que faz com que os negócios locais não sofram com a instabilidade de algum setor”, explica Marchiok, que expande seus negócios na construção e aluguel de imóveis. Para ele, o  Prolocal  o qualificará para fortalecer os seus negócios.

 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS