Economia | Roberto Abib | 10/11/2011 13h23

Prefeito André se reúne para definir Plano de Ação do Prolocal

Compartilhe:
Plano de ação envolverá o governo municipal, sindicato rural e Associação comercial e industrial de Aparecida do Taboado Plano de ação envolverá o governo municipal, sindicato rural e Associação comercial e industrial de Aparecida do Taboado (Foto: Gilberto F. Cruz)

O prefeito André Alves Ferreira, juntamente com representantes do Sebrae, se reuniu na manhã desta terça-feira, 08 de novembro, com os secretários municipais e representantes da sociedade civil para discutir o Plano de Ação Municipal do Prolocal.

“Esta reunião teve o objetivo de validar o Plano de Ação de nosso município nos setores da agricultura familiar, Comércio e Serviços, e indústria de Aparecida do Taboado. Por exemplo, na questão da agricultura familiar buscaremos desenvolver uma ação para que o pequeno produtor possa comercializar com o setor público, pois uma das diretrizes do Prolocal é fazer valer a Lei Geral, que visa à participação do micro-empresário em certames licitatórios”, explica o gestor municipal André Alves Ferreira.  

Para auxiliar na execução das ações, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Administração contam com agentes de desenvolvimento. De acordo com o agente de desenvolvimento titular e Secretário de Administração, Robson Souto, as ações discutidas na reunião consiste em definições concernente à previsão de quando serão realizados, quanto vai se custar e quais são as instituições responsáveis pela execução dos projetos. “As ações envolvem parceria com a Prefeitura, Aciat (Associação Comercial e Industrial de Aparecida do Taboado), Sindicato Rural e SEBRAE.

As ações discutidas na reunião foram: Legalização da documentação do agricultor para comercialização dos produtos (SIM e outros); Ampliação do quadro técnico da extensão rural; busca de parceria com outros órgãos para capacitação técnica dos agricultores; capacitação de produtores em piscicultura; estender a realização do Negócio Certo Rural para os pequenos produtores rurais; treinamento em cooperativismo e associativismo; orientação na fabricação de doces caseiros e derivados do leite; realização de encontros com agricultores para divulgar necessidade de aquisição de produtos da agricultura familiar; acompanhar o andamento dos APL”s do leite, da madeira e móveis da região do bolsão; capacitação de mão-de-obra; projeto de funcionamento da Feira do Produtor; capacitação de produtores rurais em criação de pequenos animais; treinamentos; palestras motivacionais; incentivos ao empreendedorismo local.  

O Prolocal é um projeto do Sebrae de apoio ao desenvolvimento econômico e sustentável das cidades sul-mato-grossenses com menos de 50 mil habitantes, fundamentado na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Além de Aparecida do Taboado, o Prolocal atende as cidades de Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Caarapó, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Itaquiraí, Ivinhema, Maracaju, Mundo Novo, Nioaque, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Selvíria, Sidrolândia e Sonora. Juntas, estas localidades concentram 13.700 empresas urbanas e 5.510 empreendimentos rurais.

 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS