Economia | Da redação/com Valor Econômico | 08/04/2015 09h07

Queda no consumo da carne bovina põe frigoríficos em alerta

Compartilhe:

A fraca demanda por carne no mercado doméstico e em importantes países importadores como Rússia e Venezuela, os preços do boi gordo em nível recorde atingindo R$ 148,7 por arroba fizeram com que a margem da atividade fosse consumida, chegando ao menor nível desde 2008.

Outro fator que preocupa são os frigoríficos de pequeno e médio porte apresentarem dificuldades para obter crédito. Diante desses fatores negativos, uma redução forçada da capacidade de abate está em curso.

Com o preço da carne em alta no varejo, o consumidor tem optado pela carne de frango, o que coincide com a fraca demanda de janeiro a março, fazendo com que o preço da carcaça bovina vendida no atacado caísse 1,2% e o dos cortes desossados em 2%.

As exportações normalmente eram tidas como salvação nos frigoríficos, no entanto esses números também caíram. Na Rússia, as vendas caíram 65,6% em valores e 58,9% em volume nos dois primeiros meses de 2015, já na Venezuela, no mesmo período a queda foi de 48% em receita e 50,1% em volume.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS