Varejo deve crescer até 3% em novembro na Black Friday
A FecomercioSP prevê aumento de até 3% nas vendas do comércio varejista em novembro comparada ao mesmo período do ano passado, principalmente em supermercados e materiais de construção. Segundo a entidade, o aumento deve ser puxado pela Black Friday, que acontecerá no dia 27 de novembro.
A data servirá como um termômetro para as compras de Natal, que, segundo a federação, também devem registrar crescimento neste ano. Se as previsões se confirmarem, o varejo terminará o ano com uma queda de 3%, um cenário melhor do que o previsto no início da pandemia da covid-19.
Apesar das previsões otimistas da entidade em relação à Black Friday, a FecomercioSP avalia que a abertura gradativa dos estabelecimentos não será suficiente para recuperar as perdas do setor este ano. “O grau de incertezas em relação à economia ainda é grande, principalmente em relação às variáveis de emprego e renda”, disse a entidade.
Para potencializar o faturamento na Black Friday, a entidade orienta que os estabelecimentos coloquem em prática planos de fidelização de clientes e descontos em produtos - que costumam ser as principais ações do varejo para a data -, considerando um cenário de aumento do desemprego e redução paralela na renda e também na confiança dos consumidores.
No entanto, a federação alerta para que não comprometam as margens de lucro. “Isso significa dizer que, para ter um bom resultado ao fim do mês, eles devem ir às contas: mensurar custos, checar o estoque antecipadamente e planejar a gestão de fornecedores para, só então, estipular os descontos que podem oferecer. Caso contrário, corre-se o risco de vender a preços muito baixos para atrair a demanda da Black Friday e contabilizar prejuízos depois que a data passar”, recomenda a entidade.
A gestão de estoques deve dar a tônica dos bons resultados do setor nesta Black Friday: conceder descontos aos produtos que estão parados ou com baixo giro é a principal estratégia para lucrar na data, orienta a assessoria técnica da entidade. Outro alerta é em relação ao frete grátis, prática comum nessa época do ano. Em um período no qual muitos varejistas tiveram dificuldades no fluxo de caixa, assumir esse custo para vender mais pode significar perdas substanciais.
Segundo a FecomercioSP, é importante principalmente para o varejo físico que os protocolos sanitários em meio à pandemia continuem sendo praticados, como limitação no fluxo de pessoas, medição de temperatura e disponibilização de álcool em gel. No caso do e-commerce, medidas como atendimento agendado e serviço de entrega em esquema drive-thru também devem permanecer durante a Black Friday.
-
Governo investirá na recuperação total da MS-436 que liga Camapuã e Figueirão
Governo investirá na recuperação total da MS-436 que liga Camapuã e Figueirão
-
Estágio na administração pública prepara acadêmicos para o mercado de trabalho
Estágio na administração pública prepara acadêmicos para o mercado de trabalho
-
Servidores da SED terão acesso ao programa “Saúde Todo Dia”
O programa Saúde Todo Dia é uma iniciativa colaborativa direcionada aos servidores públicos da SED
-
Vence sexta-feira (10) a terceira parcela do IPTU 2024
Vence sexta-feira (10) a terceira parcela do IPTU 2024 de TL
PARCEIROS
- Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
- Três Lagoas Vence sexta-feira (10) a terceira parcela do IPTU 2024 Com foto Com vídeo
- Geral Senado debate situação financeira de municípios na segunda Com foto Com vídeo
- Geral CI avalia projeto que permite voo doméstico por companhia estrangeira Com foto Com vídeo
- Infraestrutura Governo investirá na recuperação total da MS-436 que liga Camapuã e Figueirão Com foto Com vídeo
- Habitação MS adere ao Programa Minha Casa, Minha Vida Cidades-Emendas Com foto Com vídeo
- Infraestrutura Governo de MS avança em projeto de pavimentação de rodovia Com foto Com vídeo
- Saúde Dia D da Saúde Bucal leva serviços a escolas de 56 municípios de MS Com foto Com vídeo
Tweets by bolsaoms