Educação | Roberto Abib | 07/03/2012 09h22

Aspectos gerais da violência são discutidos no 1º dia de Seminário

Compartilhe:

A abertura oficial do II Seminário Semear a Paz e enfrentar a Violência realizada na noite desta terça-feira, 6 de março, contou com a participação do Prefeito André Alves Ferreira (PMDB) e a Promotora de Justiça, Daniela Guiotti. Após a abertura, duas palestras discutiram assuntos relacionados à violência contra mulher e aspectos gerais da violência. As atividades acontecem na sede do Rotary Club de Aparecida do Taboado.

                Na primeira palestra, a psicóloga e assessora técnica da Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres em Mato Grosso do Sul, Márcia Paulino, apresentou as perspectivas da violência contra a mulher no Estado. “O Estado assinou o pacto de Política Nacional de Enfrentamento a violência contra a mulher e se comprometeu a enfrentar esse problema social e de saúde pública”, informa a psicóloga. Márcia enfatiza que ao tratar da violência contra a mulher está se discutindo aspectos culturais. “Nossa perspectiva é trabalhar a mudança de comportamento de gênero na busca de solucionar a violência às mulheres”, acrescenta.

Já a profª Dra. Antônia Dalla Priabankooff da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) explanou os aspectos gerais da violência com apresentação das formas de violência que foram surgindo com a humanidade e com o desenvolvimento da ciência e tecnologia. “Hoje, os meios de comunicação contribui muito na promoção de violência”, reitera a doutora.

Antônia acredita que se houvesse um sistema educacional mais efetivo e investimento na família a violência seria minimizada. “A pessoa violenta passou pela creche, pela educação infantil, passou pela escola, pela universidade e virou um profissional violento e nós não demos conta de tratá-lo nesses ciclos”.  A professora da Unicamp ainda acrescenta que a saúde pública contribui na redução dos impactos de violência fazendo pesquisas de campo para mapear possíveis causas de violência no trânsito e em bairros.

Semear a Paz é enfrentar a violência

Desde 2010, o Município de Aparecida do Taboado desenvolve o projeto Semear a Paz. O primeiro seminário ocorreu em novembro de 2010. “Neste tempo, fizemos várias oficinas com reuniões intersetoriais das secretárias municipais de Educação e Assistência Social; e montamos uma rede de combate à violência com a parceria da Promotoria de Justiça da comarca de Aparecida do Taboado por meio da assinatura do termo de compromisso de combate a violência firmado ano passado”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Sirlei Melo.

Além das palestrantes e a secretária municipal de saúde, compuseram a mesa de autoridades, o vereador Frank Said; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rossilene França; a secretária Municipal de Assistência Social, Tamara Nicolete e o prefeito Municipal de Aparecida do Taboado, André Alves Ferreira.

“ É importante destacarmos que qualquer forma de violência deve ser combatida. Um ato violento é o reflexo da falta de diálogo, tolerância e entendimento entre nós seres humanos”, proferiu o prefeito no ato de abertura do seminário.  

Veja abaixo a programação desta quarta-feira

 

Dia 07-03-2012 ( Quarta-feira) manhã

 

7h - Abertura

 

7h15min. - Conferência - Abordagem conceitual sobre Violência Doméstica contra a Mulher, Maria Sueli Mendes Nogueira - Assistente Social e Coordenadora do Núcleo de Prevenção às Violências e promoção de Campo Grande - MS.

 

8h45min. - Coffes Break

 

9h - Espaço Saudável

 

9h10min. - Mesa redonda e debate

 

10h10min. - Encerramento

 

Quarta -feira (tarde)

 

12h45min. - Abertura 

 

13h - Conferência Estratégicas de Proatividade e parceria para o enfrentamento dos acidentes Graves e Fatais no Trânsito, Éder Vera Cruz da Silva - Chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito - AGETRAN

 

14h30min - Coffee Break

 

14h45min. - Espaço Saudável

 

15h - Mesa redonda e debate

 

16h - Encerramento

 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS