Educação | Com Fiems | 09/10/2018 12h00

Escola de Aparecida do Taboado promove atividade sobre as eleições

Compartilhe:

Em uma atividade que envolveu diversas disciplinas da grade curricular, alunos do Ensino Médio da Escola do Sesi de Aparecida Taboado tiveram uma semana de cidadania às vésperas das eleições 2018, quando brasileiros foram às urnas para escolher o futuro presidente, senadores, governadores e deputados federais e estaduais. Do dia 1º ao dia 5 de outubro, os professores de Atualidades e Contextos, Língua Portuguesa e Técnicas de redação se reuniram para propor uma reflexão acerca das propostas de cada presidenciável, além da influência da mídia e das redes sociais no processo eleitoral.

Os alunos foram divididos em grupos e, após um sorteio, cada um ficou responsável por estudar e, de forma apartidária, apresentar as propostas de cada candidato à presidência para os demais. Paralelo a este trabalho, cada aluno escreveu uma redação com o tema “O papel das redes sociais nas discussões políticas” e, no âmbito da disciplina de português, produziram uma poesia ou paródia sobre a importância do voto consciente e da participação eleitoral como ato cidadão.

“Foi muito divertido pensar em um texto com rima que fosse crítico e, ao colocar no papel nossas reflexões, conseguimos abrir os olhos para entender a questão política no Brasil. Nosso grupo adorou a experiência, nos divertimos e ficamos orgulhosos com os nossos resultados e também dos nossos colegas” avaliou a aluna Karolyna Michella Correia da Silva, da 3ª série do Ensino Médio.

Para Elder Paula Tomaz dos Santos Silva, da 1ª série, o trabalho contribuiu para seu conhecimento sobre política. “As aulas de atualidades e contextos dessa semana me ajudaram a conhecer um pouco mais sobre política e também a conhecer as propostas dos candidatos à presidência”, disse.

O professor de História e Atualidades e Contextos, Diego Dalla Pria Blanco, avalia que a atividade foi enriquecedora. “Os alunos foram orientados a focar nas discussões sobre as propostas e não nas questões morais e ideológicas que têm enevoado o debate no âmbito nacional. Assistir aos alunos vivenciando o processo democrático com respeito, responsabilidade e esperança foi emocionante”.

Para Ana Carolina Silva Mendonça Detomini, professora de Língua Portuguesa, Técnicas de Redação e Literatura, a atividade foi atrativa para os alunos. “Foi muito positiva e bem recebida pelos alunos, que trabalharam em duplas e trios a fim de criarem seus poemas e paródias acerca do tema proposto. Todos se divertiram e, no fim, discutimos sobre a importância da democracia e dos nossos deveres e responsabilidades enquanto cidadãos na escolha de nossos governantes”, conclui.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS