Educação | Roberto Abib | 06/02/2012 11h07

Município promove Semana Pedagógica 2012

Compartilhe:

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Educação de Aparecida do Taboado realizou a semana pedagógica de 2012 com palestras motivacionais e relacionadas à educação no trânsito e bulliyng. O encontro aconteceu no Centro Cultural José Agrício Tolentino e na Escola Municipal Coronel João Alves Lara entre os dias 01 a 03 de janeiro.  

Em processo de crescimento acelerado, o município de Aparecida do Taboado está regulando o trânsito da cidade com iniciativas educacionais nas escolas do município.  “Estamos na década da educação no trânsito, e no município estamos começando as atividades com palestras de orientação dos professores e coordenadores para educar seus alunos”, acrescenta a coordenadora de trânsito, Valéria Aparecida Blini, ressaltando que durante o ano haverá blitz educativas e projetos concernentes ao tema.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Maria Célia Souto Alvarez, o prefeito André Alves Ferreira, por ser um educador, percebe a educação por uma visão global e holística. “Educar para o trânsito é também educar para vida. E propor essa educação as crianças é promover futuros cidadão mais conscientes para a vida e para o trânsito”, enfatiza a Maria Célia.

Conforme a diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), Antônio Carlos da Silveira, a educação para trânsito também deve vir acompanhada com a sinalização adequada e fiscalização. “Neste ano, a Administração Participativa já adquiriu latas de tintas para sinalizar as ruas e, desde o mês de setembro de 2011, o poder executivo encaminhou projetos de lei que dispõe sobre carga e descarga nas vias públicas e estacionamento rotativo ao poder legislativo para votação em plenária”, informa o diretor. O município ainda aguarda a liberação do Governo do Estado para implantação de projeto de sinalização em convênio com o Detran.

 

Bulliyng

 Outra palestra realizada na semana pedagógica, em parceria com a Câmara Municipal, foi sobre o Bulliyng, proferida pela Professora e vereadora Rose Modesto. Segundo ela, o bulliyng é uma violência escolar caracterizada repetitivamente com a intenção de ofender os seus pares, podendo ser violência física, verbal e psicológica. “De acordo com estudos, 85% de violência entre os jovens está relacionada ao bulliyng”, pontua a palestrante.

Para tratar do assunto de forma lúdica e divertida, o grupo de teatro Curumins na Mata apresentou a peça teatral “Bulling Ninguém Merece”, um espetáculo que usa a música e o espetáculo de bonecos para tratar do assunto. “O teatro é uma ferramenta pedagógica que informa, ensina e sensibiliza os espectadores”, enfatiza a coordenadora do grupo, Conceição Leite. A peça já percorreu várias escolas de Campo Grande-MS, atingindo mais de 30 mil adolescentes. Agora, o grupo está percorrendo os municípios do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS