Educação | Com Prefeitura de Chapadão do Sul | 07/02/2020 13h47

Projeto quer incluir Libras no currículo escolar estadual

Compartilhe:

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá ser inclusa nos componentes curriculares das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. É o que propõe Projeto de Lei apresentado nesta quinta-feira (6), pelo deputado.

De acordo com a proposta, o tema Libras contemplará o ensino e aprendizagem, em caráter complementar, no conteúdo programático, a fim de “propiciar a difusão dessa linguagem entre os estudantes e, dessa forma gerar inclusão social dessa parcela da sociedade no contexto escolar, social e cultural”.

E ainda, o conteúdo de informação e orientação a respeito da Libras, a ser ministrado nas escolas, “poderá ser elaborado pela Secretaria de Estado de Educação”, por meio de “palestras, comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual e motora se torne familiar aos estudantes e comunidade escolar”.

Segundo justificativa do deputado, a intenção é institucionalizar formas de apoiar o uso e difusão da Libras. “É o meio de comunicação objetivo e corrente da comunidade surda do Brasil, entretanto, não há oferta do ensino de Libras, resultando em quase completa ignorância pelo povo brasileiro dos fundamentos dessa forma de expressão”, afirmou o deputado na justificativa do projeto. A proposta agora segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS