Eleições | Ayanne Gladstone | 14/09/2022 09h19

Confira o plano de governo de Rose Modesto (União Brasil) para MS

Compartilhe:

A candidata ao Governo de Mato Grosso do Sul pelo partido União Brasil, Rose Modesto, apresentou seu plano de governo ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral do Estado). O documento tem 50 páginas e um de seus planos é promover a equidade salarial entre professores concursados e temporários.

Caso eleita, Rose pretende desenvolver estudos sobre a readequação de carga horária para servidores, implantando a redução para 30 horas de trabalho em setores da administração estadual e mantendo os limites prudenciais previstos na legislação. A candidata também deseja implementar um fórum de discussão permanente com os representantes da população, escolas, ONGs, igrejas e entidades e sindicatos representantes dos setores produtivos, para elaborar o orçamento estadual.

Quanto ao desenvolvimento econômico, Rose criará um banco da mulher para assegurar o empreendedorismo feminino e apoiar a geração de emprego e renda. Outra proposta é a criação do Jovem Produtor, projeto que estimula jovens a ingressarem na vida rural através da implantação de ações voltadas para a divulgação do agronegócio nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino).

Para a educação, Rose Modesto implementará o que chama de ferramentas e metodologias pedagógicas inavadoras, desenvolvendo práticas educacionais integradas ao ensino híbrido, com novas tecnologias, autogestão da aprendizagem e ensino de rebótica. A candidata também pretende rever a política salarial para professores contratados e promover a equidade salarial entre a categoria de concursados e temporários. Em relação a educação profissional, Rose pretende implantar cursos de espanhol em municípios localizados ao longo da Rota Bioceânica.

A candidata propõe, para a área da saúde, a criação de um prontuário único que integre todas as informações por meio do cartão SUS, otimizando o atendimento prestado, reduzindo custos e aprimorando a qualidade da prestação do serviço público. Rose também pretende criar a RETS (Rede Estadual de Transporte Sanitário) para gerenciar a logística de veículos que transportam pacientes para outros municípios de Mato Grosso do Sul. Ela também quer promover a telemedicina nos municípios, para modernizar o atendimento em locais onde a assistência médica é escassa.

Para a segurança pública, Rose propõe a composição de uma força-tarefa de combate ao crime organizado, vinculada à Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), com bases de comando em Campo Grande e núcleos nos principais munícipos de Mato Grosso do Sul. A candidata também deseja fortalecer e ampliar políticas públicas de prevenção e combate à violência contra a mulher, além de intensificar ações de assistência às vítimas e garantia de direitos, tornando o estado referência nacional na proteção das mulheres.

Em relação a assistência social, Rose pretende fomentar políticas públicas de combate à fome por meio da criação de restaurantes populares e incentivo à agricultura urbana.

A candidata quer, para o esporte, apoiar o fortalecimento dos clubes esportivos para fomentar o esporte amador e profissional no estado.

Rose quer ampliar investimentos estaduais e implantar um polo de tecnologia construtiva de baixo custo para a área da habitação, que contribua para a redução do déficit habitacional e o desenvolvimento da economia regional.

Para o meio ambiente, a candidata pretende fortalecer brigadas privadas e comunitárias que atuam no combate a incêndios ambientais e medidas de prevenção contra queimadas, junto a produtores rurais e comunidades locais e tradicionais. Ela também deseja implantar um programa para mapear os biomas sul-mato-grossenses, em parceria com o terceiro setor e universidades nacionais e internacionais, desenvolvendo medidores de biodiversidade e fortalecendo a proteção do Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS