Emprego | Da redação/com Fecomercio | 13/04/2015 10h16

Mapa revela perfil do emprego no setor terciário de MS

Compartilhe:

O primeiro mapa do emprego de Mato Grosso do Sul com base em informações do Ministério do Trabalho e Emprego – Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), revela o perfil do emprego no setor terciário do Estado. A consultora econômica do Instituto de Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (IPF-MS), Regiane Dedé Oliveira, estará disponível para entrevistas nesta segunda-feira (13) no período de 8h às 11h.

O estudo do IPF-MS traz um panorama do quantitativo de empregos no Estado por mesorregiões, com enfoque no setor terciário e também uma análise dos empregos por porte de empresas, empresas optantes pelo Simples e perfil do trabalhador.

Enquanto o saldo geral de empregos de 2014 ficou em 2.752 vagas fechadas (diferença entre demitidos e admitidos), no setor terciário houve geração de 6.461 postos, conforme o Caged. A economia sul-mato-grossense registrou 635.625 empregos formais em 2013. As micro e pequenas empresas foram responsáveis por 45,1% do emprego. A maioria dos empregos é ocupada por pessoas do sexo masculino, 59,2% e a faixa etária média do total de empregos é de 36,1 anos. O tempo médio de empresa é de 46, 9 meses. Quanto ao grau de instrução, 40% dos empregos são ocupados por pessoas com educação equivalente ao Ensino Médio completo, enquanto apenas 17% apresenta Ensino Superior completo. A remuneração média aferida foi de R$ 1.897,10.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS