Esportes | Com Aurora Villauba | 25/01/2017 09h13

Três-lagoenses se rendem ao universo do Crossfit

Compartilhe:

Sucesso em 2016, o Crossfit se mantém neste verão como modalidade em relevância no mundo dos esportes. O método consiste em técnicas de treinamento funcional, que têm como objetivo desenvolver dez capacidades de nosso corpo: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão, tudo isso em atividades físicas dinâmicas e empolgantes.

Os três-lagoenses sempre buscaram métodos alternativos para manter uma rotina saudável, por muito tempo lugares como a orla da Lagoa Maior, a calçada que contorna o quartel e avenidas, foram e continuam sendo cenários de práticas de exercícios físicos. O treinamento do Crossfit, não se limita ao espaço da academia, utilizando esses espaços já conhecidos pela comunidade, o que torna interessante aos olhos dos praticantes.

Fernando Augusto, 30 anos, é profissional de educação física formado há 10 anos, conheceu o crossfit quatro anos atrás, não sabendo de sua existência no país, nem que havia uma certificação para tal “Conversei com um amigo sobre e ele me informou que abriria o crossfit aqui, me chamando para ser sócio logo em seguida”, afirma. Em entrevista ao Hojemais, ele explica como é a prática e os benefícios para o corpo e principalmente a mente.

“O Crossfit é um treinamento funcional, em cima de três bases, o mono-estrutural que são exercícios vindo do atletismo, mas com a capacidade de trabalhar com a performance em forma aeróbica e anaeróbica, o segundo é ginástica olímpica onde trabalhamos com o controle dinâmico e o terceiro é o levantamento olímpico, onde geramos mais força, todos eles são em base de serem funcionais”, explica o instrutor.



 

Os benefícios do exercício se bem supervisionado são inúmeros, o esporte é conhecido por seus resultados satisfatórios de perca de peso e definição muscular, segundo o Fernando a estética é apenas um resultado secundário e não se trata do objetivo principal. “O nosso treinamento é voltado para treinar a capacidade, força, potência, agilidade, equilíbrio, depois de um mês melhora o sono, a disposição, o humor, a resposta é rápida e percebida no dia-a-dia”, diz.

Tatiane de Andrade, 37 anos, é uma das alunas de crossfit, praticante há um mês, ela conta os benefícios que a atividade trouxe em sua rotina. “Há princípio as pessoas buscam aparência física e na verdade eu tenho um tempo muito curto para me dedicar à algumas coisas, o crossfit pra mim foi uma alternativa para ter uma qualidade de vida e juntamente com essa qualidade de vida que estou tendo, tem relação à noites bem dormidas, a minha saúde corporal, a minha saúde mental e até mesmo a parte da alimentação”, revela.

Mas para praticar tal exercício é necessário conhecer a academia e saber se ela é autorizada a oferecer as aulas, Fernando revela que há clandestinidade no mundo da modalidade, e que isso põe em risco a saúde e o bolso dos atletas. “Infelizmente no nosso país o educador físico procura pelo que é mais fácil, mais óbvio, ele vê um tipo de modalidade, copia e fica repassando para os seus clientes o que é totalmente prejudicial”, afirma.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS