Geral | Da Redacao/Com Assessoria | 13/10/2012 22h07

Ação apoiada pela Fibria orienta jovens

Compartilhe:

A segunda edição do “Mutirão RH” foi realizada no dia 29 de setembro, com o objetivo de orientar os jovens na elaboração de currículos e na carreira profissional. O encontro foi organizado pela Comunidade Kolping de Três Lagoas, por meio do Projeto Inclusão Digital, apoiado pela Fibria e Instituto Votorantim.

O “Mutirão RH” foi realizado no salão paroquial da Igreja Santa Luzia, em Três Lagoas, e atendeu 80 jovens em quase cinco horas de duração. O evento começou com uma ginástica laboral, seguido pela palestra “Administre seu dinheiro de forma consciente”, técnicas e postura em processos seletivos, tecnologia da informação, além de orientações sobre regras empresariais e atendimento personalizado para análise de currículo. Houve também a revisão das Normas da Língua Portuguesa e impressão de currículos de participantes.

De acordo com a coordenadora do Projeto Inclusão Digital, Vilma Portela, o mutirão é uma oportunidade de vivenciar a confecção do currículo e o momento da entrevista de emprego, considerado “tenso” por muitas pessoas. “É uma ocasião muito especial para cada jovem que participa. Para incrementar, disponibilizamos algumas palestras relacionadas ao primeiro ou próximo emprego. Foi muito bom perceber que eles estavam concentrados e encantados”, afirmou.

A voluntária do Mutirão e analista de Sustentabilidade da Fibria, Andreia Morais, fez um balanço positivo da ação. “Nessa edição os jovens e a comunidade, além de receberem o atendimento simulado em técnicas de entrevista e análise de currículo, tiveram informações sobre administração financeira e regras dentro da empresa, aproximando-os dessa dinâmica e preparando-os para o mercado de trabalho”, disse.

Para Aline Batista de Melo, aluna do Projeto Inclusão Digital, o Mutirão ajudou esclarecer dúvidas sobre a busca do primeiro emprego. “O Mutirão RH é uma oportunidade única, pois relata a realidade que iremos enfrentar ao entrar no mercado de trabalho. Muitas pessoas que vão à busca de um emprego, não sabem nem o que devem vestir ou ao menos como se comportar. É aí que o Mutirão ajuda com estas noções básicas. Foi ótimo”, contou Aline.

Embora o público principal seja jovens de 15 a 29 anos, essa ação também atendeu a comunidade em geral. A primeira edição do “Mutirão RH” foi realizada em abril.

Pascoal Luiz Favoretto Júnior, da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da Fibria, voluntário da ação, disse que o importante deste trabalho é o contato cara a cara com as pessoas. “Buscamos mostrar que somos todos iguais e que todos podem alcançar o sucesso profissional e pessoal. É gratificante transmitir o pouco de conhecimento que temos para ajudar ao próximo. O trabalho desenvolvido com a comunidade é muito importante, pois muitas vezes o acesso às informações é restrito”, avaliou.

O “Mutirão RH” contou com o apoio voluntário de profissionais das áreas de DHO e Tecnologia de Informação (TI) da Fibria, DHO da Sitrel, bem como de empresas parceiras como Best Life e Múltipla Gestão de Pessoas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS