Agepen produz máscaras descartáveis para o Presídio Federal

"/>
Geral | Com Portal do MS | 30/04/2020 09h02

Agepen produz máscaras descartáveis para o Presídio Federal

Compartilhe:

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou a entrega de 250 máscaras descartáveis à Penitenciária Federal de Campo Grande. As peças foram confeccionadas por reeducandos em oficinas de costura instaladas em presídios, por meio do Projeto de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes (Procap), realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Para a produção das máscaras, o presídio federal forneceu o material em TNT. A iniciativa integra o projeto desenvolvido pela Agepen, por meio da Diretoria de Assistência Penitenciária, através de diversas parcerias firmadas com órgãos públicos e empresas privadas e conta com a mão de obra carcerária para o desenvolvimento dos trabalhos.

Atualmente, estão em funcionamento 20 polos de produção de EPIs em estabelecimentos penais, contribuindo para assegurar esses materiais a diversas instituições de saúde de várias partes do estado, forças policiais, Uneis, organizações assistenciais e para a segurança no trabalho dos servidores penitenciários e profissionais da área médica dentro dos próprios presídios. Cerca de 150 internos trabalham na produção de, aproximadamente, três mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), semanalmente. Além das máscaras descartáveis, são fabricados também uniformes como capotes, propes, jalecos e calças.

A produção de EPIs em estabelecimentos prisionais é coordenada pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, por meio das divisões de Saúde e Trabalho Prisional, e realizada pelas direções dos presídios envolvidos. O objetivo é apoiar as áreas de saúde diante da escassez dos materiais de proteção individual, em meio à pandemia do novo coronavírus.

A produção dentro das unidades penais de Mato Grosso do Sul tem parceria da Secretaria de Estado de Saúde, Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul), Associação Sul-Mato-Grossense do Ministério Público (ASMMP), Depen , Poder Judiciário e Ministério Público, por meio do juiz Albino Coimbra Neto e da promotora Renata Goya, respectivamente; além de prefeituras de diferentes municípios.

A entrega ao presídio federal foi realizada, na última sexta-feira (24.4), e contou com a presença do diretor da Penitenciária Federal de Campo Grande, Rodrigo Almeida Morel; da chefe da Divisão de Trabalho Prisional da Agepen, Elaine Cecci; acompanhada pelo enfermeiro e doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Everton Ferreira Lemos (orientador técnico do projeto). O órgão federal também é importante parceiro do projeto e já doou 200 metros de tecido TNT para auxiliar na fabricação dos equipamentos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS