Brasilândia registra primeiro caso de Leishmaniose em 2020

"/>
Geral | Com Prefeitura de Brasilândia | 22/01/2021 10h38

Brasilândia registra primeiro caso de Leishmaniose em 2020

Compartilhe:

É registrado neste ano o primeiro caso de Leishmaniose em Brasilândia. Trata-se de uma criança, moradora do bairro José Rodrigues, na qual já está realizando o tratamento. A equipe do Departamento de Combate a Endemias encontrou a presença do vetor e realiza o trabalho de borrifação nos móveis da região citada.

A doença é transmitida por meio do mosquito-palha ou também conhecido como flebótomo, que pode transmitir para o cão e também infectar o ser humano.

A Equipe de Combate a Endemias realiza o levantamento entomológico, na qual instala as armadilhas por três noites consecutivas para encontrar o vetor. Depois da localização, os agentes de combate a endemias realizam a borrifação e o inquérito canino, com a coleta de sorologia dos cães, caso encontre algum animal com Leishmaniose.

Sendo assim, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a todos os cuidados para evitar a doença. A Equipe do Combate a Endemias solicita a população para que faça a limpeza dos imóveis, evitando o acúmulo de folhas (ambiente propício para o surgimento do mosquito flebótomo) e neste caso, colocar em saco plástico fechado.

Manter sempre o quintal e ou terrenos limpos, assim como deve-se evitar a criação de porcos e galinhas na cidade.

No ano passado foram registrados dois casos da doença.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS