Descarte de Medicamentos Vencidos deve ser realizado em Farmácias ou ESF’s

"/>
Geral | Com Prefeitura de Chapadão do Sul | 12/08/2021 06h23

Descarte de Medicamentos Vencidos deve ser realizado em Farmácias ou ESF’s

Compartilhe:

A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria de Saúde, informa a população sul-chapadense sobre o descarte correto de medicamentos e cosméticos com prazo de validade vencido.

Após a data de validade, nenhum remédio pode ser ingerido, com risco de graves complicações médicas, assim, também é vedado o descarte junto com os outros resíduos domiciliares. Assim, a população deve levar os medicamentos vencidos para a Farmácia mais perto da sua casa ou trabalho, ou em algum do seis ESF’s do município. Esses locais estão preparados para receber esse resíduo e fazer a logística reversa necessária.

Todos os locais esses locais tem um recipiente único para esse uso. A instalação destes recipientes nas farmácias foi exigência da Vigilância Sanitária em cumprimento à Lei estadual nº 4.474/2014. Ainda segundo a referida lei ficam proibidas as seguintes formas de destinação final destes produtos:

 I - lançamento in natura a céu aberto, tanto em áreas urbanas quanto rurais;

II - queima a céu aberto ou em recipientes, instalações ou equipamentos não adequados, não licenciados, conforme legislação vigente;

III - lançamento na rede de esgoto;

IV - em aterros sanitários (aterro de resíduos perigosos).

 Dúvidas podem ser sanadas diretamente com a Vigilância Sanitária de Chapadão do Sul através do telefone (67) 3562-6630 ou (67) 3562-6641

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS