Geral | Lívia Miranda - Hemosul | 15/07/2021 09h23

Hemosul abre semana com queda de 40% na coleta e faz apelo aos doadores

Compartilhe:

Durante todo o Junho Vermelho os números dos estoques estratégicos estiveram em alta por conta das campanhas e eventos realizados no Hemosul Coordenador e também por todo o estado. Mas com a chegada do mês de julho as doações voltaram a cair preocupando a instituição que faz distribuição de sangue para hospitais de todo Estado.

As bolsas coletadas no Hemosul Coordenador nos dois primeiros dias da semana foram 40,83% abaixo do ideal. Na segunda-feira (12) foram 68 e na terça-feira (13) foram 79, enquanto a média diária ideal é de 180 bolsas.

Uma das grandes preocupações é com relação as plaquetas, pois menos da metade das bolsas permitem a produção deste hemocomponente. Outra dificuldade de manter os estoques de plaquetas é o tempo de validade de apenas cinco dias, muito curto para o armazenamento.

Outro fator da necessidade é a qualidade dessa plaqueta que deve estar de acordo com as normas da legislação vigente. Mulheres têm uma restrição a mais por conta da gestação. Só é possível produzir plaquetas das doações de mulheres até a segunda gestação.

“São vários detalhes que acabam deixando nosso estoque de plaquetas abaixo do necessário, precisamos fazer cada processo corretamente para garantir uma doação segura para aqueles que estão doentes e precisando. Hoje, nosso estoque de hemácias está até razoável, mas o de plaquetas, está muito baixo e precisamos continuar contando com o apoio de toda a população para vir realizar suas doações” convida a Coordenadora Geral da Rede Hemosul Marli Vavas.

A instituição informou que está precisando de todas as tipagens sanguíneas e reforça que está seguindo as normas de biossegurança para garantir que os doadores se sintam seguros para vir aos bancos de coleta.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS