Geral | Da Redação | 04/04/2024 09h47

“Princesinha” do Bolsão, Inocência comemora aniversário de olho no boom da celulose

Compartilhe:

Com uma população estimada em 8,4 mil habitantes, o município de Inocência comemora, nesta quinta-feira (04), 65 anos de emancipação. Tida como a “Princesinha do Bolsão”, a cidade faz mais um aniversário às vésperas de ver sua população triplicar por conta da chegada da celulose na região.

“Hoje, temos em torno de 8,4 mil habitantes. Mas, na verdade, temos 11 mil. Temos mais de 3 mil pessoas que trabalham no plantio de eucalipto. Isso trouxe muitos trabalhadores para a região. Nos próximos 10 anos, a cidade passará de 8 mil habitantes para 20, 25 mil”, projetou o prefeito da cidade, Toninho da Cofapi, em entrevista recente ao Bolsão MS.

Inocência foi fundada, oficialmente, em 4 de abril de 1959. As terras ocupadas pelo município foram inicialmente povoadas por criadores de gado. As terras foram loteadas e, iniciadas as vendas, foram aparecendo as primeiras construções.

Inicialmente, o local chama-se Bocaina e, mais tarde, virou São Pedro. Em 1943, o então povoado teve sua denominação alterada para Inocência. Entre 1954 e 1958, o Distrito de Inocência ainda pertencia ao município de Paranaíba. Foi elevado à categoria de município com a Lei Estadual nº 1.129/58, desmembrado de Paranaíba. Foi instalado oficialmente em 4 de abril de 1959.

Conforme último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2021, o salário médio mensal na cidade era de 2 salários mínimos, com o PIB per capita de R$ 53.691,86. Em 2010, a taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade chegava a 96,6%.

Festividades - As festividades terão início no dia 3 de abril, com uma homenagem especial na feira do produtor rural. Uma feira temática celebrando a história e a cultura de Inocência também será montada.

No dia 4, acontece a abertura do aguardado rodeio de Inocência, a COFAPI, que se estenderá até o dia 7. Haverá atrações musicais de renome, incluindo Fiduma e Jeca.

No sábado, dia 6 de abril, haverá o tradicional Desfile Cívico, que terá início às 8 horas. Além disso, no mesmo dia 6, acontecerá a Assinatura de Convênios e Ordens de Serviço, com a presença do Governador Eduardo Riedel.

Para encerrar as atividades, a Prefeitura promoverá o tradicional Churrasco Comunitário na Concha Acústica, a partir das 10 horas. O evento será embalado pelo talento musical do Trio Violada e Gerson Sanfoneiro (Antigo Grupo Tradição).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS