Geral | Da Redação/Com Assessoria | 16/10/2012 11h57

Profissionais da Fibria concluem pós-graduação em tecnologia de celulose e papel

Compartilhe:

O Programa de Especialização Latu Senso em Tecnologia de Celulose e Papel, pós-graduação desenvolvida numa parceria entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Fibria, formou mais uma turma. Um grupo de 33 profissionais foi diplomado em outubro: 13 da Unidade Três Lagoas, em solenidade realizada em 1º de outubro, e 21 da Unidade Aracruz, em cerimônia no dia 8 de outubro.

O objetivo do programa, pelo qual já passaram 225 profissionais da Fibria desde 2001, é preparar e capacitar equipes para atuar num mercado em que a tecnologia e o conhecimento são diferenciais cada vez mais fortes. Com duração de dois anos e 390 horas/aula, o curso é realizado na própria empresa. Os profissionais são das áreas da Indústria, Centro de Tecnologia e Florestal.

As solenidades de formatura tiveram a presença de familiares dos formandos, diretores e gestores da Fibria, além de representantes da UFV.

O Diretor de Operações Industriais, Francisco Valério, enfatizou a importância do desenvolvimento técnico e científico de processos e dos profissionais da área de celulose e papel. “O conhecimento aumenta a responsabilidade, mas estou confiante de que ao escolherem a especialização nessa área, dedicando-se ao estudo e aprimoramento, assumam o compromisso com o desenvolvimento sustentável para garantir o futuro que desejamos para o setor e para o Brasil”, disse aos formandos.

A Gerente Geral de Operações Florestais, Cláudia Steiner, lembrou que o apoio da família é fundamental para que as pessoas busquem aperfeiçoamento: “Precisamos lembrar de nossas famílias que nos dão suporte para continuarmos no desenvolvimento profissional. Mais importante do que o aprendizado é o que fazemos com ele. Espero que utilizem bem o conhecimento e as relações que construíram neste trajeto”.

Para o Diretor de Desenvolvimento Humano Organizacional, Luiz Fernando Torres, a tecnologia é um dos fatores de destaque da Fibria e a empresa precisa de pessoas capacitadas para continuar no caminho da inovação. “A formatura mostra que o Cultivo de Talentos é uma prática real. O investimento em pessoas tem retorno garantido. Estamos investindo em pessoas que se destacam na busca da Excelência”, apontou Luiz Fernando.

O formando e Gerente de Projetos de Engenharia, Maurício Miranda Pereira, de Jacareí, frisou que a capacitação é o meio natural e fundamental para que a empresa se mantenha como líder global. “A empresa investe mesmo sabendo que corre o risco de perder o profissional para o mercado. O evento de hoje é a comprovação do compromisso da Fibria no Cultivo de Talentos com Meritocracia”.

De acordo com o professor Rubens Chaves de Oliveira, da UFV, a parceria entre instituição e empresa era um desafio antigo e o Brasil precisava vencer barreiras. Para ele, essa parceria se torna cada vez mais salutar: “vejo com orgulho a participação da universidade no processo de avanço dos ‘cérebros de obra’ junto à indústria. O mais importante é que o conhecimento do aluno é colocado em prática e é real o retorno qualitativo e financeiro para a empresa”.

O formando e especialista de Processo, Alberto Resende, de Três Lagoas, disse que o curso proporcionou a reciclagem de conhecimento e atualização com novas tecnologias. “Tivemos a oportunidade de fazer uma junção mais forte entre profissionais e academia. A empresa investe no crescimento do capital humano, abre as portas para que os profissionais tenham uma visão holística e mais consciente da organização. Esperamos trazer resultados do crescimento profissional com este curso”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS