Rodovias próximas ao Bolsão terão pedágio
O pedágio no Brasil existe desde o século XVIII, sendo o estado de São Paulo o que tem a maior malha rodoviária do país explorada por concessionárias ou diretamente pelo governo estadual. O pedágio pode ser classificado como uma espécie de taxa de serviço de conservação de via pública.
É um assunto que afeta a vida de milhares de brasileiros de todas as classes sociais porque por onde rodamos pelas estradas do Brasil nos deparamos ou com buracos ou com pedágios.
Se rodamos com nossos carros por enormes buracos nos perguntamos porque a rodovia não é boa, se rodamos por uma rodovia que digamos é um “tapete” nos questionamos porque eu tenho que pagar pra isso? Trata-se de uma duvida cruel na cabeça do motorista e cidadão brasileiro, pedágio um bom e justo “imposto” ou não?
A esta altura ninguém tem dúvida de que os brasileiros merecem boas estradas. A questão é como.
Muitas pessoas defendem a implantação dos pedágios e estão dispostas a pagarem qualquer taxa para ter boas rodovias, mas isso é bem relativo. Os motoristas querem boas estradas e gostariam que elas fossem gratuitas. Mas não é assim que funciona e por isso o Governo Federal se prepara para leiloar a concessão de outros três mil quilômetros de estradas. Somados aos 11 mil quilômetros já pedagiados, o Brasil vai ter mais de 7% de sua malha viária sujeita a pagamento.
NOVOS PEDÁGIOS NO ESTADO
Realizada em Campo Grande a audiência pública da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onde foram discutidas as concessões das BRs 267, 262 e 163 em Mato Grosso do Sul. Na ocasião, foi divulgado que Nova Andradina está entre as praças de pedágios previstas para a BR- 267.
O investimento estimado em contratos é R$ 25,23 bilhões nas rodovias e em 16 praças de pedágios de 29 cidades. A iniciativa integra a terceira fase da 3ª Etapa do Programa de Concessões Rodoviárias Federais.
O edital de concessão deve ser aberto em março de 2013. A previsão é que em abril seja realizado leilão para a escolha da empresa vencedora. Em agosto está programada a assinatura de contrato com a empresa vencedora. Depois de 30 dias, a empresa inicia os trabalhos e melhoria nas estradas.
Como pré-requisito, a concessionária que explorar as três rodovias só poderá cobrar pedágio após concluir pelo menos 10% das obras previstas no contrato. A empresa também será responsável por toda a manutenção da rodovia e outras estruturas, como de drenagem.
A BR-262 terá pedágios em Três Lagoas, Água Clara, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande/Jaraguari.
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