Geral | Com Letícia Shirley | 25/11/2016 09h12

'Três Lagoas Sustentável' apresenta Plano de Ação na Câmara

Compartilhe:

Dia 16 de dezembro será apresentado o Plano de ação na Câmara Municipal de Três Lagoas pelo Grupo Gestor do Plano Três Lagoas Sustentável, que reúne participantes da sociedade civil e de entidades públicas e privadas do município.

De acordo com os integrantes, o empresário Luan Freitas e a aposentada Sônia Aparecida de Camargo, no local será apontada ideias para o legislativo com o intuito de transformar o município de Três Lagoas em um lugar apropriado para se morar, trazendo cultura, lazer, bem como uma boa região para que os empresários invistam.

Em uma pesquisa feita com 1.600 indivíduos da cidade, foram diagnosticados 30 temas a como os principais problemas enfrentados pelos três-lagoenses, diante disso, houve uma análise que passou por oficinas, seminários e audiências públicas. Das 30, oito delas foram priorizadas pelo grupo, que realizaram, em seguida, os projetos de plano de ação.

PLANO DE AÇÃO

Segundo Freitas e Sônia, os projetos que serão mostrados na Câmara, foram os principais obstáculos identificados pelo estudo técnico; são elas:

1- Sistema de esgoto e drenagem;
2- Mobilidade urbana e transporte;
3- Saúde;
4- Imposto;
5- Capital humano;
6- Desigualdade urbana;
7- Mercado de trabalho;
8- Gestão do gasto público.

Por meio estudos, foram diagnosticados problemas ligados à falta de estrutura, remédios e profissionais na área da saúde. Assim como as dificuldades que os três-lagoenses têm de se locomover na cidade, para estudar, trabalhar ou fazer algum lazer. Verificaram também a falta de incentivo para os pequenos empresários locais.

Além disso, constatou que 13% dos trabalhadores de Três Lagoas possui o ensino superior, desta forma, o plano é contemplar as pessoas que necessitam de capacitação profissional com cursos profissionalizantes para encaminha-los ao mercado de trabalho.

Do mesmo modo que analisaram que regiões carentes do município estão longe do serviço público e há ausência de atenção nestes locais. Eles acreditam também que Três Lagoas têm potencial turístico para desenvolver o empreendedorismo local, tanto para o comércio quanto para pesquisa. Desenvolver mais atividades esportivas, esportes náuticos, sãos mais algumas ideias que serão propostas. Por fim, direcionar corretamente os gastos públicos.

INÍCIO DO PROJETO

O plano faz parte do Programa de Apoio à Gestão Pública (PAGP), lançado em março de 2016 em Três Lagoas (MS), uma parceria do Instituto Votorantim com o BNDES para apoiar prefeituras de municípios brasileiros na elaboração de projetos de modernização de gestão pública e ordenamento territorial, articulando parcerias e recursos, de forma transparente. O Três Lagoas Sustentável é desenvolvido por meio da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), observada a partir das dimensões: ambiental e mudança climática, urbana, fiscal e governança.

APOIO

A Fibria, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Instituto Votorantim, Instituto Arapyaú e Prefeitura de Três Lagoas apoiam a formação do Grupo Gestor do Plano Três Lagoas Sustentável.

REDE SOCIAIS
A página possui uma linha do tempo que é atualizada com novos acontecimentos e informações sobre o Plano Três Lagoas Sustentável. Na Fanpage, os usuários podem entrar em contato pelos comentários das postagens e também pelo serviço de mensagens disponibilizado pela própria rede social. Além do Facebook e Instagramexiste um Blog, que é atualizado periodicamente.

A Fanpage no Facebook está disponível no endereço: https://www.facebook.com/treslagoassustentavel/. O perfil no Instagramestá disponível como: @treslagoassustentavel.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS