Geral | Da Redação/Com Prefeitura de Chapadão do Sul | 25/11/2015 10h58

Vigilância Sanitária faz o alerta sobre os cuidados ao comprar e consumir carnes e subprodutos

Compartilhe:

Com a chegada do final de ano aumenta se consideravelmente o consumo de carnes e/ou seus subprodutos, pensando nisso a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Vigilância Sanitária, alerta para os riscos de se adquirir e consumir este tipo de produto, especialmente na rua ou em estabelecimentos duvidosos. Além dos riscos de contaminação durante o processo de abate e transporte, o armazenamento e o preparo deste alimento podem fazer a diferença para a saúde do consumidor.

O risco maior é a toxinfecção alimentar( infecção adquirida através do consumo alimentos contaminados por bactérias ou suas toxinas), que pode levar a morte. A principal dica é prestar atenção na procedência do alimento.

O consumidor nunca deve adquirir um produto de origem duvidosa, no caso, “CLANDESTINO”, sob pena de ter graves problemas de saúde.

Os produtos obtidos a partir do abate clandestino, por exemplo, sem a devida inspeção podem ser vetores de doenças e infecções alimentares.

Além das infecções e intoxicações alimentares, causadas por microrganismos que contaminam os produtos de origem animal, cujos sinais variam de diarreia, dores abdominais, febre, abortos e até mesmo demência, confusão mental e óbito.

Portanto ao adquirir qualquer produto de origem animal sendo eles, Aves, Suíno, Bovino, Ovino (ovelha/carneiro), Pescado etc., verifique a procedência e se passou pelo Serviço de Inspeção Federal, Estadual ou Municipal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS