Governo | Com Portal do Governo de MS | 18/06/2017 14h22

“Vamos dar exemplo ao Brasil”, afirma o governador ao empossar subsecretário de Políticas Públicas LGBT

Compartilhe:

“Como governador e como cidadão quero estar juntos de vocês nesse enfrentamento contra o preconceito e a discriminação, onde prevaleçam os direitos de cada um, a igualdade de gênero e o respeito numa sociedade plural”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja, ao empossar o primeiro titular da Subsecretaria de Políticas Públicas Para Promoção LGBT, Frank Rossatte da Cunha, na última sexta-feira (9.6). A pasta foi criada na reforma administrativa e está vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC).

Ao destacar a importância do evento realizado na Governadoria, com a presença de entidades representativas de vários grupos e etnias, inclusive de vertentes religiosas, como candomblé e umbanda, Reinaldo Azambuja afirmou que se tratava de uma afirmação do compromisso de seu governo de combater e repudiar a violência praticada contra a comunidade LGBT (sigla de Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais e Transgêneros) e também aos negros, indígenas e à mulher, por meio de políticas verdadeiras e duradouras.

“Quando criei esta subsecretaria, tive a dimensão do que significa esse preconceito doentio e inconcebível nos tempos atuais”, falou o governador. “Fui abordado por muitas pessoas que criminalizaram essa decisão de Estado que tomamos, mas também recebi elogios do Brasil inteiro, manifestadas no Facebook”, acrescentou. “Vamos enfrentar juntos com vocês a todas estas adversidades e injustiças, por novas conquistas e cidadania, por um Estado melhor para todos. Vamos dar exemplo ao País”, pontuou.

Divisor de águas

Reinaldo Azambuja, ao concluir suas palavras, condenou a intolerância praticada pela sociedade contra o negro, indígena, à mulher e à comunidade LGBT. Disse que a missão da Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT será a de construir uma política de acolhimento e respeito à diversidade como divisor das águas no combate à homofobia e de promoção da cidadania LGBT. “Uma política não de governo, mas de Estado, que possa, efetivamente, ser duradoura e dar exemplo a um País de tantos contrastes”.

Primeira secretaria

Empossado no cargo, Frank Rossatte da Cunha destacou o compromisso do governador aos diferentes segmentos hoje discriminados pela sociedade e lembrou que Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado a criar uma Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT se tornando uma referência. “Trata-se de um avanço sem precedentes, nos contemplando e equiparando com as estruturas de governo já existentes para a mulher, igualdade racial, indígenas e juventude. Ele adiantou que o plano estadual LGBT vai nortear as ações da nova subsecretaria.

Também tomou posse durante a cerimônia o subsecretário de Igualdade Racial, Leonardo de Oliveira Mello. Presentes, os secretários de Estado Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Carlos Alberto Assis (Administração e Desburocratização) e Athayde Nery (Cultura e Cidadania); o deputado estadual Rinaldo Modesto e representantes do Conselho do Negro, Federação de Ciganos de MS, Conselho da Diversidade Sexual, do Fórum Estadual LGBT, das Comunidades Negras Quilombolas, Instituto da Mulher Negra de Corumbá, entre outros.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS