Indústria | Da redação/ com Assessoria Fibria | 05/07/2016 15h18

Com Horizonte 2, Fibria produzirá 3,25 milhões de toneladas/ano

Compartilhe:

Módulos integrados de tubulações e cabos elétricos pesam mais de 4 mil toneladas
Os módulos integrados de tubulações e cabos elétricos (tradução para pipe rack) do Projeto Horizonte 2 começaram a ser instalados. Essas estruturas são essenciais para a planta da fábrica, pois abrigam as tubulações e cabos elétricos que distribuem a energia elétrica e os produtos necessários para produção da celulose, como ar, água, gás, produtos químicos, licores, entre outros. No total, os pipe racks do Projeto Horizonte 2 terão 3 quilômetros de extensão e podem ser comparados ao maior trem do mundo. Já o peso da estrutura metálica de todos os pipe racks, somados às tubulações, totaliza 4,5 mil toneladas, o que corresponde ao peso de 23 aeronaves do modelo Boeing.

Turbogeradores do Projeto Horizonte 2 contam com alta tecnologia
Os turbogeradores que serão utilizados na geração de energia do Projeto Horizonte 2, ampliação da unidade da Fibria em Três Lagoas (MS), possuem alta tecnologia em relação aos demais em operação no Brasil, permitindo maior potência e aumentando a eficiência energética da unidade. Uma dessas peças, a turbina a vapor TG3, por exemplo, tem potência de 149,2 MW (megawatts) e pesa 160 toneladas. Acompanhando essa peça, há o gerador elétrico TG3, que possui potência de 166,59 MVA (mega-volt ampere) e 149,5 toneladas. Para sustentar todos esses equipamentos, a base foi construída com 1.270 m³ de concreto. Os turbogeradores consomem energia térmica do vapor d´água, transformando-a em energia elétrica para o processo produtivo da celulose, e o excedente de energia pode ser exportado para a rede elétrica nacional.
ü Você sabia: a potência da Turbina TG3 corresponde à 9,61 % da capacidade instalada na Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá) de 1.551,2 MW

Mais de 4 mil trabalhadores já passaram pelas oficinas do Programa Agente do Bem
A Fibria iniciou, no mês de maio, as oficinas de Formação Cidadã do Programa Agente do Bem – Três Lagoas com os trabalhadores do Projeto Horizonte 2. Mais de 4 mil profissionais já passaram pelas reuniões periódicas e, ao longo das obras, participarão de oficinas com a presença de convidados que irão abordar temas variados com informações sobre cidadania, família, saúde, álcool e drogas.

Projeto Horizonte 2 já serviu mais de 500 mil refeições
Até o momento, já foram servidas mais de 500 mil refeições aos trabalhadores da construção do projeto de expansão na unidade de Três Lagoas (MS). A Fibria também adota uma série de iniciativas para oferecer qualidade e nutrição alimentar e investe na conscientização de hábitos saudáveis juntos aos trabalhadores. É importante destacar que todo cardápio servido segue uma dieta que prevê a alimentação saudável.

Com Horizonte 2, Fibria em Três Lagoas produzirá 3,25 milhões de toneladas/ano
Somando a nova linha à atual fábrica já em operação, a unidade de Três Lagoas (MS) ampliará sua capacidade de produção em 150%, possuindo capacidade total de 3,25 milhões de toneladas/ano de celulose. Para se ter noção em quantidade, se empilhados a produção em fardos, atingiria 680 metros de altura no período de um ano, quase o dobro do Empire States, em Nova York. Outro exemplo é que seria possível preencher um campo de futebol inteiro com pilhas de 380 metros de altura.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS