Indústria | Da Redação/Com JPNews | 14/11/2015 23h31

Governo adota estratégia para promover desenvolvimento

Compartilhe:

Com o objetivo de estabelecer uma nova economia para o Mato Grosso do Sul, promovendo o desenvolvimento de todas as regiões, o governo do Estado criou um programa para estimular o crescimento das micro e pequenas empresas. Trata-se do Programa de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq), que está ligado ao Plano de Desenvolvimento da Nova Economia Sul-Mato-Grossense (Pronova).

A intenção do governo de Reinaldo Azambuja (PSDB) é proporcionar aos pequenos empresários um novo leque de oportunidades, que possa proporcionar, inclusive, a expansão dos seus empreendimentos. E, com essa proposta, de criar oportunidades e fomentar a competitividade dos pequenos negócios, é que o governo do Estado criou a Rota do Desenvolvimento- um ciclo de eventos com uma programação completa para empresas, indústrias, instituições e propriedades rurais.

A ação já foi realizada em Nova Andradina, Coxim e Dourados, agora, chegou a vez da Costa Leste receber a 4ª edição da Rota do Desenvolvimento, que acontecerá de  17 a 19 de setembro no Sest/Senat, e atenderá 13 municípios da região.  “Esse evento tem a mesma proposta da Caravana da Saúde, que já passou por Três Lagoas e foi um sucesso. A Rota do Desenvolvimento segue o mesmo padrão, que é trazer o que tudo de melhor tem na capital para o interior”, destacou o assessor da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Rennan Sordi Sandim.

De acordo com Sandim, essa ação do governo do Estado, conta com a parceria do Sistema S, das federações, das prefeituras, e outras entidades do setor produtivo de Mato Grosso do Sul. Durante os três dias de evento, serão realizadas oficinas, workshops, palestras e salas de atendimento, voltados para a recuperação de crédito, emissão de licenças ambientais, linhas de financiamento e informações.

Parceiro desta ação, o Sebrae estará presente com diversos atendimentos especializados. “Esse é um evento muito importante, pois o empresário terá atendimento especializado presencial, e com oportunidade de participar de palestras, de workshop de crédito, enfim é uma gama de atendimentos importantes para os micro e pequenos empresários”, destacou a gerente regional do Sebrae, Josi Signori.

A solenidade de abertura do evento vai acontecer no dia 17 das 18h30 às 19h30, quando acontecerá o workshop de como conseguir um financiamento com juros menores; acesso ao crédito para pequenos negócios e novas alternativas de financiamento para o setor produtivo. As palestras serão conduzidas por representantes do Banco do Brasil e consultor do Sebrae.  Além disso, estarão presentes ao evento, as instituições financeiras Caixa Econômica Federal, Bradesco e Banco do Brasil. Durante o evento, haverá 21 mesas de atendimento ao empreendedor.

Antes da abertura, no entanto, das 9h às 12h, haverá um encontro para discutir o Desenvolvimento Sustentável com lideranças da Região Costa Leste, que será conduzido pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jaime Verruck, pelo secretário Adjunto, Ricardo Senna, bem como pelo secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas e pelo diretor presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra.

Acontecerá também uma palestra com Renato Santos, que abordará o tema “Desenvolvendo Comportamentos Empreendedores para aproveitar oportunidades”. Planejamento na produção de hortaliças; Potencialidades da Apicultura profissional na região costa Leste e Empreendedorismo Feminino em Pauta são temas de outras palestras. Além disso, haverá capacitação de como vender para o Estado, entre outras programações.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, a força econômica dos municípios está nos pequenos empresários. Por esse motivo, entende que o governo do Estado está correto em promover ações de apoio aos pequenos empresários.

De acordo com Verruck, a Rota do Desenvolvimento está diversificada com efetivas soluções para o pequeno empresário. Além disso, entende que, aliar o agronegócio ao turismo, é uma alternativa.  Segundo ele, Mato Grosso do Sul será diferente na crise.

O diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Diógenes Marques, é da mesma opinião. Segundo ele, os pequenos e médios empresários, sofrem bastante com o reflexo desta economia atual, portanto, entende que esta ação do governo do Estado, vem contribuir e trazer um novo impulso para esta categoria. “Os empresários, ou quem tem pretensão em ser, precisam saber dos projetos previstos para o Estado e para a região da Costa Leste. Entendo que o governo do Estado e seus parceiros vêm trazer um novo impulso neste momento em que muitos estão sem perspectivas”, frisa.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Três Lagoas, Atílio D’Agosto, destaca que essa é uma oportunidade do governo mostrar o projeto que tem para o Estado diante desse momento de crise. “E, é nesse momento, que temos que buscar as oportunidades. Vamos ter rodada de negócios, palestras, enfim, um espaço para que as pessoas possam obter informações e futuros negócios. É interessante a participação dos comerciantes também, pois haverá palestras voltadas para eles também”, destaca.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS