Indústria | Roberto Abib | 07/12/2011 12h52

Licenças ambientais são entraves para industrialização no município

Compartilhe:
Dificuldades encontradas pelos empresários na emissão de licenças ambientais prorrogam prazos de edificação das indústrias Dificuldades encontradas pelos empresários na emissão de licenças ambientais prorrogam prazos de edificação das indústrias (Foto: Gilberto F. Cruz)

A administração municipal de Aparecida do Taboado enfrenta empecilhos concernentes à instalação das indústrias que possuem a escritura de áreas industriais para a construção do empreendimento no município.  Uma das barreiras encontradas pelos empresários é a liberação do licenciamento ambiental para instalação das indústrias junto ao órgão do Estado IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

A cada 60 dias, a administração faz um monitoramento junto às indústrias para saber como está o andamento de instalação do empreendimento. “Aqueles que não nos dão justificativas, e já tiveram o prazo vencido para o início da edificação, nós entramos em contato com a assessoria jurídica da Prefeitura para viabilizar a retomada da área doada”, explica o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Antônio Pedro de Andrade.

Há duas empresas que já estão respondendo processo judicial de retomada da área doada. E já foi encaminhada ao departamento jurídico da prefeitura a solicitação de retomada de área de mais duas empresas. “Ao iniciar a retomada da área doada, judicialmente, este procedimento é demorado, visto que seguem todo tramite judicial. É o caso, por exemplo, do primeiro processo contra uma empresa que já tem quase 2 anos de tramite judicial, ressalta a Chefe de Setor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiental.

De acordo com a Lei do PRODEAT (Programa de Desenvolvimento de Aparecida do Taboado), o prazo para dar início às edificações é de 30 dias a contar da data da liberação da licença ambiental de instalação, podendo ser prorrogado, de acordo com o artigo 16º da Lei Municipal nº 1.265/2009. “Na atual administração, há algumas empresas que já possuem área doada, mas não adquiriram a licença ambiental. Há empresas que estão a 30 meses aguardando a licença”, comenta Pedro de Andrade. A apresentação da licença ambiental é obrigatória para conseguir financiamentos junto ao FCO e BNDES afim de requerimento de recursos financeiros por parte dos empresários.

História da Industrialização de Aparecida do Taboado

A evolução industrial no município se iniciou na década de 1990, por meio do Programa de Desenvolvimento de Aparecida do Taboado – PRODEAT, implantando em 1993, e por meio da liberação da área do Distrito Industrial I “Geraldo Rodrigues de Almeida” em 1994; e do Pólo Industrial I “Salim Abdo Samara” em 1998. Já nos anos de 2000, o município passou a contar com mais quatro áreas industriais: o Distrito Industrial II “Gilberto Nunes da Rocha” – 2001; Distrito Industrial III “Cel. João Alves Moreira Lara” – 2006; Distrito Industrial IV “Wilques Alves de Queiroz” – 2008; Pólo Industrial II “Abel Francisco Maganhato” – 2010, totalizando 197 hectares de área industrial com uma produção diversificada nos ramos da agroindústria (carnes bovinas e avícolas, calçados, confecções, produtos plásticos, ferragens, termo-isolantes, brinquedos, colchões, derivados de leite e outros.

Atualmente, o município possui 59 indústrias instaladas e 12 empresas em processo de instalação, ocupando o 9º lugar na balança comercial por município no Estado. As conseqüências do desenvolvimento industrial proporcionaram convênios com instituições de recursos humanos e entidades como SEBRAE, SENAI E FIEMS. Hoje, o setor industrial gera mais de 5000(cinco) mil empregos diretos.

Com o desenvolvimento progressivo, a administração municipal investiu na instalação de novas creches e escolas, nos serviços de saúde e assistencialismo e reestruturação nos impactos ambientais e urbanos. No setor industrial, o município aplicou recursos para melhorias na adequação e infraestrutura de alguns distritos, curso de capacitação de mão-de-obra e aquisição de novas áreas, totalizando mais de 21 milhões de reais de investimento.                                                  

Hoje, Aparecida do Taboado é o município do Estado de Mato Grosso do Sul, com a maior diversificação de atividades industriais instaladas numa cidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS