Indústria | Com Assessoria Fibria | 15/05/2017 15h48

Teste na caldeira marca avanço na obra da segunda fábrica da Fibria

Compartilhe:

A Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto, cumpriu uma etapa importante da obra de ampliação da sua unidade em Três Lagoas (MS). A empresa concluiu com sucesso o teste hidrostático na Caldeira de Recuperação, permitindo que o equipamento inicie as etapas finais de montagem.

A caldeira de recuperação é a parte essencial de uma fábrica de celulose. Sua função é recuperar químicos utilizados no processo de produção e gerar vapor, que é transformado em eletricidade. A caldeira da segunda linha de produção da Fibria em Três Lagoas é uma das mais modernas do mundo, conferindo eficiência e produtividade no processo de produção de celulose.

O teste hidrostático na caldeira de recuperação avaliou a soldagem das tubulações de pressão, com objetivo de verificar a sua segurança operacional. Concluído com êxito, o teste permite a continuidade das etapas finais de execução da caldeira.

“Os diferenciais competitivos da Fibria iniciam-se na especificação dos equipamentos mais modernos no mercado, até as melhores práticas de construção, montagem e operação. A caldeira de recuperação da Fibria é um exemplo por sua destacada tecnologia e alta eficiência. A realização do teste hidrostático atesta que estamos no caminho certo, avançando no cronograma, cumprindo os prazos planejados para o início das operações da segunda linha da Fibria em Três Lagoas (MS), previsto para o início do quarto trimestre desse ano”, afirma o diretor de engenharia e projetos da Fibria, Júlio Cunha.

A caldeira foi alimentada com aproximadamente 1.000 m³ de água desmineralizada e pressurizada a 166 bar (unidade de medida de pressão) para verificar a estanqueidade do sistema, ou seja, se não há vazamentos. Toda operação levou três dias, envolvendo cerca de 30 profissionais da Fibria e das empresas parceiras na construção da segunda linha da empresa no município.

Para iniciarem os testes nos equipamentos, a Fibria concluiu as etapas de montagens nos sistemas de utilidades, que inclui água, energia elétrica e ar comprimido. Para o teste hidrostático na caldeira de recuperação, por exemplo, iniciaram as operações da ETA (Estação de Tratamento de Água) e ETAC (Estação de Tratamento de Água de Caldeira), que forneceu água isenta de minerais para o teste.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1.056 mil hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no terceiro trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS