Investigação | Com Exame.com | 20/09/2016 17h11

Moro aceita denúncia e Lula vira réu na Lava Jato

Compartilhe:

O juiz Sergio Moro, da Justiça Federal de Curitiba, acolheu nesta terça-feira (20) a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso, o petista vira réu pela primeira vez no âmbito da Operação Lava Jato. Veja a íntegra da decisão.

Com a decisão de hoje, Lula passa de investigado à condição de réu. Isso significa que, a partir de agora, ele irá responder a uma ação penal sobre o caso. Após o julgamento, o réu pode ser absolvido das acusações ou condenado a cumprir uma pena. O petista já é réu em uma ação penal por suspeita de tentativa de barrar a Lava Jato.

Publicidade

Além do líder do PT, sua esposa, Marisa Letícia, também será alvo de ação penal por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá (SP). Outras seis pessoas também entraram para o banco dos réus na Lava Jato.

Acusações

Em denúncia apresentada na última quarta-feira, os procuradores da Operação Lava Jato apontam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o chefe do esquema que desviou mais de 87,6 milhões de reais da Petrobras. Sozinho, segundo o Ministério Público Federal, o petista teria recebido propina da ordem dos 3,7 milhões de reais em troca contratos da OAS com duas refinarias da Petrobras.

Os procuradores afirmam que o ex-presidente recebeu vantagens indevidas referentes à reforma de um tríplex de 215 metros quadrados, na Praia das Astúrias, em Guarujá (SP). Veja o que a OAS teria comprado para Lula, segundo o MPF.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS