Justiça | Com TSE | 06/05/2023 08h20

No TSE, parlamentares da Alemanha conhecem o sistema eletrônico de votação

Compartilhe:

A visita oficial de parlamentares da Alemanha ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi concluída na tarde desta quarta-feira (3). Após audiência com o presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, a delegação alemã foi recebida na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/TSE), onde conheceu as funcionalidades e um panorama geral do sistema eletrônico de votação brasileiro.

Durante o encontro, o secretário da STI, Julio Valente, expôs as várias etapas do processo eleitoral, destacando a segurança e a credibilidade da urna eletrônica, bem como a transparência e a confiabilidade do sistema, que garante a lisura das eleições. Ele ressaltou que o sistema eletrônico de votação tem segurança comprovada, uma vez que conta com várias barreiras de proteção que inviabilizam fraudes.

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE - 03.05.2023

Julio Valente lembrou que as urnas eletrônicas foram criadas em 1996, e que desde então são sistematicamente desenvolvidas e aprimoradas com foco no fortalecimento da segurança, assim como na total garantia do sigilo e da liberdade do voto. Os parlamentares também foram informados sobre os programas e as ferramentas operacionais que são utilizados para o funcionamento da urna.

Contato com a urna

Além de ouvir sobre os detalhes do sistema de votação, os parlamentares manusearam urnas eletrônicas e conheceram todo o funcionamento do equipamento, desde a emissão da zerésima, até a emissão do Boletim de Urna (BU) e do Registro Digital do Voto (RDV). A delegação se mostrou impressionada com a tecnologia eleitoral brasileira, bem como com a logística na distribuição de milhares de urnas e para a realização de eleições em um país de dimensão continental.

Segundo o secretário, é uma alegria receber delegações internacionais interessadas em conhecer o sistema eletrônico de votação brasileiro, que é uma referência mundial. “É inspirador saber que países buscam alternativas para aumentar a segurança dos eleitores e tornar mais estáveis suas democracias”, afirmou, ao enfatizar que a Justiça Eleitoral sempre enaltece a importância da troca de experiência entre países, para que a democracia como um todo se torne cada dia mais forte.

Participaram do encontro os deputados Thomas Silberhorn, presidente do Grupo Parlamentar composto pelos partidos União Democrata-Cristã (CDU) e União Social Cristã (CSU); Manuel Gava, vice-presidente do Partido Social Democrata (SPD); Anton Hofreiter, vice-presidente do Grupo Parlamentar BÜNDNIS 90/ DIE GRÜNEN e Aliança 90/Os Verdes; e a deputada Beatrix von Storch, vice-presidente do Grupo Parlamentar Alternativa para a Alemanha (AfD) e líder da direita alemã.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS