TJ e UEMS põem em pauta a violência doméstica em Paranaíba

"/>
Justiça | Com TJMS | 28/02/2019 10h00

TJ e UEMS põem em pauta a violência doméstica em Paranaíba

Compartilhe:

“Estamos colocando em prática um projeto, junto com o professor Isael José Santana (UEMS), para realizar encontros reflexivos com agressores da violência doméstica. Com o auxílio da universidade, faremos com que esses homens participem dos encontros e demonstraremos, por exemplo, que o agressor colocado em liberdade provisória fica sob condição de frequentar esses encontros durante seis meses”.

A afirmação é do juiz Cássio Roberto dos Santos, que atua na área de combate à violência contra a mulher na comarca de Paranaíba e sempre foi favorável a integração Judiciário/universidades por considerar a parceria uma via de mão dupla, onde é possível a troca de experiências.

“Se não fosse essa parceria jamais conseguiríamos realizar essas atividades. Não tenho dúvidas de que com essas e outras ações que são realizadas, os índices de violência doméstica serão reduzidos drasticamente na comarca”, completou o juiz.

Em sua fala, o magistrado está referindo-se ao convênio firmado ano passado com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Paranaíba, pelo Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de MS, que comemora as boas ações realizadas com a parceria.

Para se ter uma ideia do envolvimento do parceiros nas ações, necessário citar que, em fevereiro de 2018, representantes da universidade manifestaram interesse em realizar o convênio com o TJMS a fim de incluir no projeto de extensão “Criminologia: ações sociais”, um espaço de debate e reflexão sobre o fenômeno da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Assim, como resultado da parceria no projeto de extensão, os programas de prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher da Coordenadoria da Mulher do TJMS já estão implantados na comarca de Paranaíba, contribuindo para a redução dos índices de violência e opressão às mulheres naquela região. Além disso, o projeto realiza intercâmbios de experiências e boas práticas, melhorando a qualidade das ações da rede de enfrentamento à violência no município.

Na cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação entre o TJMS e a UEMS, em Paranaíba, a juíza Jacqueline Machado, que responde pela Coordenadoria da Mulher, acompanhada de técnicas da Coordenadoria, esteve na comarca para uma capacitação de integrantes da rede de atendimento/enfrentamento a esse tipo de crime.

Desde então, UEMS e o juízo da comarca de Paranaíba, com apoio da Coordenadoria da Mulher, desenvolveram várias ações, como a distribuição de materiais informativos à população em eventos populares da cidade - tais como as tradicionais “Costelada”, “Cavalgada” e “Festa do Bingo” - para efetivamente fazer chegar à população informações importantes que resultam no combate a todos os tipos de violência contra a mulher.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS