Meio Ambiente | Com Famasul | 04/05/2018 09h15

Campanha de Combate a Incêndios é lançada na Famasul

Compartilhe:

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, o presidente da Reflore MS, Moacir Reis, e o Governo do Estado de MS, por meio do Imasul, Semagro e Corpo de Bombeiros, promoveram o lançamento da “6ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios”. O evento foi realizado nessa quinta-feira (03), na sede da Casa Rural.

Saito destacou que a iniciativa é educativa e, ainda, reforçou as capacitações que o Sistema Famasul oferece na área. “Eventos como esse nos mostram o grande potencial de preservação de Mato Grosso do Sul, com produtores rurais atentos à adesão das novas tecnologias sustentáveis. Com uma cartela de mais de 200 cursos em Mato Grosso do Sul, o Senar/MS já oferece o curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e de Coordenador de Brigadas de Incêndio em áreas rurais”.

O presidente da Reflore MS e do Sindicato Rural de Água Clara, Moacir Flores, pontuou: “É um momento oportuno para fazermos esse trabalho. Os incêndios já geraram em Mato Grosso do Sul imensos prejuízos, por isso, essa campanha é um muito importante”.

O secretário da Semagro, Jaime Verruck, salientou que a preservação eficaz passa pela capacitação. “O trabalho em conjunto é fundamental. Estamos preparados para demonstrar que é possível reduzir o combate a incêndio. Em 2018, começaremos uma série de ações antes do que fizemos no ano passado, devido às condições climáticas”.

O coordenador do Prev Fogo e representante do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis de MS, Alexandre Pereira, comentou que no estado a distribuição de focos de incêndio mudou. “A preocupação é essa: a descentralização dos incêndios em todas as regiões. É necessário o manejo integrado do fogo, onde tenta conciliar o uso da queimada, dentro do setor produtivo, de forma ecologicamente correta e preventiva”.

O General do Corpo de Bombeiros, Coronel de Melo, falou da importância da conscientização em relação ao tema: “O acidente ocorre quando a prevenção falha”.

O coordenador de marketing da Reflore MS, Fábio Duarte, apresentou a Campanha deste ano. “O setor de base florestal tem crescido a passos largos em Mato Grosso do Sul, gerando novas oportunidades de emprego, melhorias no meio ambiente e movimentando a economia de várias cidades locais. Apesar do cenário positivo, dois fatores são ameaças constantes para as florestas: formigas e incêndios”.

Dados de incêndios em MS

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com relação ao número de queimadas gerais do estado, em 2016 foram 6.958 focos de incêndios e em 2017 foram 7.446, um incremento de cerca de 7% de um ano para o outro. Dentre os dados coletados sobre focos de incêndio no ano passado, estima-se que mais de 60% do total tenham ocorrido em áreas do Pantanal conforme informações do Ibama. A ‘6ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios’ vem para reforçar a atenção da população sobre a importância da prevenção.

A ‘6ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios’ acontece em diversos municípios do estado, por meio de ações educativas. A realização é do Sistema Famasul, Reflore/MS e Governo de MS, junto aos seus associados: Amata, Arborgen, Brasilwood, Corus Agroflorestal, Eldorado Brasil, Fazenda Quilombo, Fibria, Frigg Florestal, Granflor, Grupo Atallah, Grupo Mutum, Lacan Florestal, Niobe, Novo Oeste, Ramires Reflortec, Santa Mônica Reflorestamentos e Vetorial e parceiros, entre eles: Senar, Ibama, Corpo de Bombeiros, Produtores Rurais, Polícia Militar Ambiental e Polícia Rodoviária Federal. Para denunciar focos de incêndio ligue 193.

Participaram do evento o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; diretor do Sindicato Rural de Três Lagoas, Kenides Martins; Chefe-geral interino da Embrapa Gado de Corte, Ronney Mamede; presidente do Imasul, Ricardo Éboli; e representantes da Fibria e Eldorado. Também estiveram presentes o diretor executivo da Reflore MS, Dito Mário; subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel de Melo; coordenador do Prev Fogo e representante do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis de MS, Alexandre Pereira; superintendente da Semagro, Rogério Beretta, além dos presidentes de Sindicatos Rurais, de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Biondo Tarrafel e de Bela Visa, Leandro Mello Acioly.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS